O Discord é um aplicativo que oferece texto, vídeo e chat de voz, bastante acessado por gamers para se comunicar entre amigos de forma online. O aplicativo foi tema de uma reportagem especial no Fantástico deste domingo (25), da TV Globo, envolvendo o uso da plataforma para práticas criminosas. Os chantagistas usam a plataforma para ameaçar jovens e adolescentes com fotos íntimas e outras práticas mais sádicas, as vítimas em sua maioria são menores de idade.
A plataforma foi criada em 2015 para Windows, Linux, Android e iPhone (iOS). O aplicativo nasceu com o foco inicial para uso dos gamers, para comunicação entre equipes na elaboração de estratégias em jogos. Atualmente com o avanço da tecnologia e o advento da pandemia onde a forma de se comportar online mudou drasticamente é possível chamar mais amigos para um mesmo grupo de conversar, adicionar canais, textos mais longos e chat de voz com diversos temas e assuntos como música, filmes, cultura pop entre outros.
Segundo a reportagem exibida no Fantástico , até o momento, quatro homens foram presos acusados de estarem envolvidos em crimes com o uso da plataforma, o foco dos criminosos são meninas.
“A gente espera que os pais conversem preventivamente, busquem se os filhos têm alguma lesão, se ficam muito tempo dentro do quarto. O diálogo é importante”, afirmou o delegado João Roque ao Fantástico.
Polícia prende usuários do Discord que torturavam e humilhavam meninas menores de idade. “Ajoelha, se prostra para mim, eu sou a porra de um deus para você agora. Você é uma vagabunda que merece sofrer mesmo." pic.twitter.com/AEj7FOfPCB
— Crimes Reais (@CrimesReais) June 26, 2023
*Com informações TechTudo
Leia Mais
Instagram é principal plataforma para redes de abuso sexual infantil, aponta relatório
Após ataque hacker, painéis de Aeroporto exibem vídeo pornô no RJ
Proteger crianças de abusos envolve atenção a famílias, diz ministro
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱