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Startup amazonense une educação e tecnologia e leva o ensino de robótica para salas de aula

Com a EduMaker Brasil e a EduSapiens, o empreendedor e pedagogo Jhony Abreu auxilia diversos alunos a estimularem habilidades e a se preparem para os desafios do futuro

Manaus (AM) – Em uma sociedade cada vez mais digital, valorizar a tecnologia como instrumento de estímulo à inovação, à criatividade, ao raciocínio lógico e ao pensamento crítico é essencial. E é essa a missão do empreendedor e pedagogo amazonense Jhony Abreu, criador da startup EduMaker Brasil e da empresa EduSapiens, ambas com foco na robótica educacional.

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (EUA), Jhony comenta que, durante a formação acadêmica, percebeu o potencial da robótica como ferramenta de aprendizagem, que incentiva os alunos a compreenderem o funcionamento da tecnologia na prática e, consequentemente, a se preparem para identificar novas oportunidades e criar soluções criativas quando precisarem atender às exigências do mercado atual.

“O trabalho com robótica educacional e inovações tecnológicas surgiu na minha vida como uma busca para proporcionar aos alunos uma educação mais engajadora, prática e alinhada com as demandas do século XXI. Comecei a explorar essa área, participando de cursos, workshops e pesquisando sobre o assunto. Percebi que a robótica e as tecnologias emergentes eram excelentes ferramentas para desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe e criatividade”,

enfatiza.

Com base nessa convicção, o pedagogo deu início a sua jornada empreendedora na área em 2017, implementando a startup EduMaker (programa de robótica educacional, que foi oficialmente fundado em 2020) e criando a EduSapiens, que oferece projetos pedagógicos relacionados à robótica educacional, além de assessoria e formação pedagógica em escolas privadas. Genuinamente amazonenses, as propostas contam com um grupo de profissionais de diversas áreas do conhecimento, todos nativos de Manaus.

Robótica educacional e inovações tecnológicas são ferramentas para aprendizado de crianças Foto: Diego Caja

Hoje, mais de 20 escolas já foram atendidas com os projetos na capital amazonense e mais de três mil estudantes tiveram acesso ao método de aprendizagem focado na aplicação de conceitos de matemática, física e ciências de forma concreta.

“Ao longo dos anos, tenho trabalhado para integrar a robótica e a inovação tecnológica nos currículos escolares, capacitando professores e fornecendo recursos para que os alunos possam explorar o mundo da tecnologia de forma prática e criativa. Acredito que a robótica educacional pode despertar o interesse dos estudantes, promover a aprendizagem significativa e prepará-los para os desafios do futuro”, pontua.

enfatiza.

Protagonistas do Processo

Empreendedor e pedagogo Jhony Abreu é criador da startup EduMaker Brasil e da empresa EduSapiens Foto: Diego Caja

Especialista em administração, coordenação e supervisão escolar e em neuropsicopedagogia com ênfase em educação especial e inclusiva, Jhony enxergou na tecnologia um recurso para a transformação cognitiva e formação do indivíduo e já acumula bons frutos com essa escolha.

“Meu trabalho nessa área tem sido gratificante, pois vejo o impacto positivo que a robótica e as inovações tecnológicas podem ter na educação, estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas complexos e o desenvolvimento das habilidades necessárias para os futuros profissionais”,

comenta.

Engana-se quem pensa que a robótica educacional se resume às salas de aula. Enquanto protagonistas no processo de aprendizagem, os alunos aprendem a solucionar problemas de forma rápida, a ter mais autoconfiança, a se adaptar, a se comunicar e a trabalhar em equipe, habilidades necessárias para o mercado de trabalho.

Estudantes ampliam conceitos de matemática, física e ciências Foto: Diego Caja

De acordo com Jhony, além de trabalharem com programação e robótica, a EduMaker e EduSapiens exploram de maneira ampla o ensino tecnológico, como um recurso de desenvolvimento humano.

“Mesmo que nem todos os estudantes atuem na área de engenharia ou afins, é função da educação prepará-los para o futuro, oportunizando o desenvolvimento do raciocínio lógico, habilidades socioemocionais e soluções de problemas”,

assevera.

O empreendedor e educador deixa claro que esses resultados estão alinhados ao seu compromisso de integrar a tecnologia de maneira significativa na formação dos estudantes. “Estou comprometido em proporcionar aos alunos uma educação de qualidade, que os prepare para os desafios do mundo moderno e promova seu desenvolvimento como indivíduos plenos e conscientes.”

*Com informações da assessoria

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