Manaus (AM) – Com a presença cada vez maior de animais nos lares de todo o país, fazendo com que o Brasil possua a terceira maior população de pets do mundo – conforme a consultoria alemã GFK –, o segmento tem projetado resultados expressivos: alta de 15,8% em 2023 e de 15% em 2024, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). E o mercado local acompanha o desempenho nacional, atraindo grandes franquias como a ComportPet, prevista para ser inaugurada em outubro.
Um dos braços do Grupo Comport (referência nacional em adestramento, hotel, day care, comportamento canino), a empresa foi fundada pelo baiano Cleber Santos, autoridade e mentor de negócios no setor pet, que possui mais de 18 anos de experiência no mercado.
Ele e a esposa e sócia, Dan Batista – que também é baiana e mentora com larga experiência na área pet –, escolheram a capital amazonense para receber a nova loja ComportPet após uma série de pesquisas identificando um crescimento de 20% do mercado pet local, em relação à evolução de outras capitais. Além disso, com base nos estudos, o perfil de consumidores da região é formado por pessoas bastante interessadas por produtos e serviços relacionados ao cuidado dos animais de estimação, como ração, brinquedos, acessórios, banho e tosa, hotéis, clínicas de saúde.
“Expandir o nosso negócio é a forma que tenho de agradecer, pois um cachorro salvou minha vida no período em que era um adolescente em situação de rua, andando pela cidade de São Paulo. Por isso, a intenção é levar a ComportPet a outros estados e capitais, apresentando um novo conceito de creche, hotel e clínica em um único espaço. No caso de Manaus, com 500m² para creche e hotel, trazendo mais conforto e bem-estar para os animais”,
adianta o especialista.
O casal empreendedor reforça que o espaço foi cuidadosamente projetado para atender às expectativas dos “papais” e “mamães” dos filhos de quatro patas. Não à toa, o enriquecimento ambiental fez parte de todo o processo de projeção da loja.
Trajetória
A história de Cleber como empreendedor do segmento pet começou ainda na adolescência, quando ele criou conexão com os animais enquanto perambulava pelas ruas de São Paulo à procura de emprego. Quem o acompanhou durante essa fase desafiadora foi o cachorro vira-lata Grafit, que o adotou e o seguia em busca de oportunidades.
Em uma dessas buscas, o “aspirante a empresário” chegou a trabalhar em um petshop, como pesador de ração, banhista, tosador e outras funções. Isso tudo até se alistar nas Forças Armadas, onde foi convocado e designado ao canil e começou a estudar mais sobre animais e seus comportamentos, conhecendo esse universo que o alçou a um grande empresário do segmento.
Para o mentor de negócios para o segmento pet, esse mercado está cada vez mais em alta e gerando muito dinheiro e novos negócios, o que desperta um grande interesse aos novos empreendedores. No entanto, ele explica que, além do desejo de ganhar dinheiro e o amor pelos animais, é necessário colocar na balança o quão rigoroso é o setor.
“Temos que balancear as situações, pois é necessário amar o que fazemos, mas estar ciente que esse mercado é extremamente exigente. Estamos lidando com os ‘filhos’ de quatro patas de quem paga pelo serviço. Além disso, é importante que o empresário do ramo se prepare, tenha um controle muito grande dos processos, seguindo padrões e metodologias que funcionem na prática e, claro, entenda que o lucro é o ativo imprescindível para impulsionar o crescimento do seu negócio”,
conclui.
*Com informações da assessoria
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