×
Levantamento

Mês do Estudante: pesquisa revela que a maioria dos jovens pretende empreender

74% dos jovens preferem ter o próprio negócio a trabalhar em uma empresa, segundo pesquisa Juventudes Conectadas

Durante a jornada educacional de um estudante, é possível ter que enfrentar muitas dificuldades, como a falta de foco, circunstâncias sociais e atritos pessoais. Além disso, a dúvida de qual caminho seguir ao terminar a escola também pode deixar os alunos aflitos. Por essa razão, é necessário buscar uma preparação antes de entrar no mundo dos negócios.

O empreendedorismo é tida como uma opção para os estudantes que desejam alcançar grandes conquistas ao longo da carreira profissional. Segundo a pesquisa Juventudes Conectadas, 56% dos jovens já se consideram empreendedores, e 74% deles preferem ter o próprio negócio a trabalhar em uma empresa. Dessa forma, empreender já é uma ideia atraente para esse público.

“Ter o próprio negócio pode ser uma das escolhas mais vantajosas para os estudantes que querem iniciar uma carreira. Porém, para aqueles que pretendem seguir outro caminho, é necessário se preparar para a profissão escolhida. Por conta disso, os cursos profissionalizantes são uma alternativa positiva para os estudantes que estão finalizando o ensino médio e em buscam o primeiro emprego”,

afirma Rogério Silva, CEO do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac).

Cursos técnicos e profissionalizantes são uma das entradas para o mundo corporativo. Essa formação faz com que o aluno aprenda uma profissão e adquira conhecimento para aplicar técnicas em sua carreira. Entretanto, esse tipo de especialização está em baixa. Segundo a Confederação Nacional da Indústria, apenas 6% dos jovens brasileiros entre 16 e 24 anos estão matriculados em um curso de educação profissional. Em paralelo a essa porcentagem, nas nações desenvolvidas, essa taxa é de 35%.

Esses cursos também são uma opção para aqueles estudantes que precisam pensar sobre a profissão. Durante essa especialização, o estudante irá vislumbrar como é a rotina da área escolhida, e, dessa forma, pode optar em seguir em frente e se destacar na carreira ou se dedicar a outra especialidade.

Nos cursos, o estudante é preparado para a primeira oportunidade de emprego. Os professores o orientam e o direcionam para que a sua inserção no mercado de trabalho aconteça de forma que tenha todas as suas capacidades desenvolvidas pelo curso. Uma opção para formação empreendedora dos alunos é o Cebrac.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Estudantes de colégio paulista conhecem diretrizes e benefícios da Zona Franca de Manaus

Feira Norte do Estudante abre inscrições para interessados em participar das atividades

“Jornalismo Escolar”: Estudantes de Coari desenvolvem projeto para aprimorar leitura e escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *