Manaus (AM) – Com o objetivo de valorizar e fortalecer a identidade cultural da Amazônia, por meio de canções, o premiado músico, compositor e produtor musical Jeferson Mariano, está executando na Escola Municipal Professora Adelaide Tavares de Macedo, localizada na rua Belo Horizonte, n.º 1338, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, o projeto “Amazônia em Canto”.
O projeto beneficia 37 crianças que estão participando, desde o mês de abril, da Oficina de Canto Coral, que tem como repertório, músicas da série “Lendas Amazônicas”, extraído da obra musical do maestro Waldemar Henrique (1905-1995), e que contou com os arranjos para coral do maestro Nivaldo Santiago (1929-2021).
Além de contribuir para um pensamento decolonial e fortalecimento da identidade histórico-cultural, o objetivo deste projeto também é introduzir a musicalização na educação infantil e homenagear esses dois expoentes da música do norte, explica Jeferson Mariano.
“Entendemos que há uma necessidade urgente da conservação e reafirmação da nossa identidade, desta conexão que emana da floresta e que herdamos dos povos amazônidas. Com tantas informações externas, consumidas principalmente através das mídias digitais, este projeto é um instrumento para ser possível que as crianças assimilem o contexto da cultura regional, que percorre o eixo de nossos valores e costumes. Consideramos que também compete à arte a manutenção da memória, da cultura e das tradições amazônicas, e por isso escolhemos a música como fio condutor desta experiência para as crianças”,
afirma o produtor musical.
Conforme a gestora Marluce de Amorim Filipe, a realização do projeto “Amazônia em Canto” é a realização de um sonho de toda equipe da Escola Municipal Professora Adelaide Tavares de Macedo, que sempre imaginou um dia incluir o ensino musical para as crianças da escola.
“Esse projeto é desenvolvido por uma metodologia lúdica e divertida, trabalhando diferentes ritmos e músicas do repertório infantil. As crianças esperam ansiosas o momento das aulas. Com toda a experiência e habilidade do professor Jeferson Mariano, foi fácil conquistar a atenção das crianças. A musicalização alcançou até as crianças com dispersão e indisciplina. É notável a melhora no desenvolvimento e na concentração”,
explica a Gestora.
O projeto “Amazônia em Canto” foi contemplado pelo Programa “Manaus Faz Cultura 2022”, da Prefeitura de Manaus, através do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Aula gratuita de FitDance será ocorrerá no Amazonas Shopping, neste domingo (20)
Grupo de funk Hawaianos agita “Baile das Med” 2023, no Podium da Arena da Amazônia
Com aulas de teatro, canto e dança, Interarte abre vagas para cursos em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱