×
COLUNA MAIS NEGÓCIOS - CRISTINA MONTE

Aliando contexto histórico amazônico à tecnologia, congresso da ABRH-AM irá discutir mercado de trabalho

A iniciativa é realizada anualmente pela ABRH-AM e tem como propósito provocar discussões e promover conhecimento

Com o mercado de trabalho em plena transformação, é fundamental acompanhar as tendências, discussões e possibilidades do setor. E é exatamente esse o propósito da 20ª edição do Congresso Amazônico de Recursos Humanos (CONAMARH) e da 20ª EXPOABRH, que irá ocorrer nos dias 24 (quinta-feira) e 25 (sexta-feira), das 14h às 21h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, Zona Centro-Sul de Manaus, local que deverá receber cerca de 4 mil pessoas durante o evento.

A iniciativa é realizada anualmente pela ABRH-AM e tem como propósito provocar discussões e promover conhecimento, de modo a contribuir para o aprimoramento profissional de empresários, gestores, lideranças e estudantes ligados ao setor de Recursos Humanos.

Para esta edição, a organização do evento elegeu o tema “Amazônia: do Seringal à Inteligência Artificial”, o qual traz como abordagem focal o contexto histórico e o atual panorama sobre a inserção de ferramentas tecnológicas em gestão de pessoas, sobretudo na região Norte.

Temáticas como a adoção de mecanismos automatizados nas rotinas de trabalho, Indústria 4.0 e aspectos da cultura organizacional integram os temas das palestras magnas do CONAMARH, que contarão com a presença de referências nacionais em Recursos Humanos e áreas correlatas, entre eles, Marcelo Simonato, José Wilson, Gil Giardelli e as presenças internacionais de Pedro Ramos, de Portugal; e Brian Fitzpatrick, dos Estados Unidos.

Em simultâneo à realização do 20º CONAMARH, a ABRH-AM promoverá o ‘CONAMARH Talks’, que irá oferecer 16 palestras gratuitas facilitadas por empresas expositoras e apoiadores do CONAMARH e EXPOABRH. As atividades serão realizadas em duas salas – Caboclos e Seringal – no pavilhão do Centro de Convenções Vasco Vasques. O credenciamento será feito na entrada.

Segundo uma das organizadoras da programação do CONAMARH Talks, a diretora de Educação da ABRH-AM, Vanessa Milon (foto), a presença no CONAMARH Talks permitirá aos participantes ampliar suas conexões de networking e conhecer o cenário atual em processos de gestão de pessoas.

“Teremos um conteúdo muito rico, agregador e diversificado às pessoas que desejam assistir as palestras. Nós vamos ter apresentações que vão falar desde a questão da qualidade de vida e a saúde mental, assim como também vamos ter palestras dentro das carreiras e sobre o papel do RH. Teremos palestras sobre vendas, como se destacar no LinkedIn, dentre outras”,

comenta.

A programação completa e os horários do CONAMARH Talks podem ser conferidos no Instagram da ABRH, @abrhamazonas. O credenciamento será feito na entrada.

Vanessa Milon é diretora de Educação da ABRH-AM Foto: Divulgação

Pesquisa consegue rejuvenescer cérebro de camundongos

Pesquisadores americanos e australianos descobriram, por meio de estudo científico, que uma proteína é capaz de restaurar índices de memória e aprendizado no cérebro de camundongos! O trabalho acaba de ser publicado na revista Nature, onde os cientistas afirmam que o segredo para esse rejuvenescimento cerebral está em uma proteína que circula no sangue chamada “fator plaquetário 4 (FP4)”, que é um dos fatores plaquetários responsáveis pela coagulação do sangue, o que a faz atuar como um estimulante neural. Pode ser um pequeno passo para o rato, mas um gigantesco salto para os humanos se eles conseguirem adequar a pesquisa às condições e necessidades dos humanos!

Caramuru Alimentos inicia a comercialização do etanol hidratado de soja

Empresa brasileira atuando há quase 60 anos no agronegócio e biocombustíveis, a Caramuru Alimentos S/A. informa que deu mais um passo importante para o desenvolvimento sustentável, com a produção do biocombustível etanol, usando a matéria-prima soja, que é pioneira na indústria global – as experiências atuais são a partir de cana-de-açúcar, milho ou beterraba.

O etanol é produzido a partir do melaço de soja, resultante do processamento do SPC (Proteína Concentrada de Soja). Neste processo, todo o potencial dessa matéria-prima é reaproveitado com alta eficiência energética, minimizando os impactos ambientais e maximizando o potencial da economia circular.

A iniciativa contou com financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. A planta é uma das primeiras no Brasil e no mundo a produzir etanol de soja em escala comercial. Outras aplicações do etanol hidratado, além de ser usado como combustível para veículos, incluem utilização na fabricação de perfumes, solventes e materiais de limpeza.

Tecnologia no campo: empresa lança aplicativo para produtores rurais

A Agro Amazônia, empresa subsidiária da Sumitomo Corporation, acaba de anunciar o lançamento da sua mais nova solução tecnológica, o IBI Agro Inteligência, aplicativo voltado para produtores rurais. O propósito do app é facilitar e auxiliar a tomada de decisão nos negócios, o IBI fornecerá dados transacionais da Agro Amazônia com o cliente e dados técnicos sobre mercado e clima, integrando seis plataformas digitais como a Safras&Mercado, Sistema TempoCampo (ESALQ-USP), AgroSmart, Arable, Agrymet e METOS. O lançamento oficial da ferramenta irá ocorrer na terça-feira (22/8), em um evento exclusivo aos clientes, jornalistas e influenciadores do agronegócio e tecnologia em Cuiabá, Mato Grosso.

RÁPIDAS & BOAS

Na quarta-feira (23/8), irá ocorrer a palestra gratuita ‘Orientações de NR’S para empresas do Comércio. O evento será das 15h às 17h, no auditório do Senac Cidade Nova, localizado na Rua Visconde de Itanhaem, nº 863. Para proceder à inscrição, basta preencher e enviar o formulário disponível no link (https://abre.ai/gBez).

*****************************************************

No sábado (26/8), das 9h às 17h, irá ocorrer o Curso Prático RDA Suframa & Sagat.  Durante o curso, os participantes poderão tirar dúvidas sobre o processo de construção e envio do Relatório Demonstrativo das Atividades de P,D&I no âmbito da Lei de Informática da ZFM. Os ingressos estão sendo vendidos pela plataforma Sympla (https://abrir.link/TupoV).

*****************************************************

O Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) está com inscrições abertas para o processo seletivo 2023, por meio do edital n.º 02/2023 (PPGRNA/IEG), até o sábado (26/8). Serão ofertadas 21 vagas para ingresso no ano de 2023, sendo nove reservadas à linha de pesquisa “Processos de Interação da Biosfera e Atmosfera” (L1); cinco, à linha de pesquisa “Genética e Conservação da Biodiversidade” (L2); e sete, à linha de pesquisa “Bioprospecção de Recursos Naturais da Amazônia” (L3). Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail ([email protected]).

*****************************************************

Na quinta-feira (31/8), das 12h30 às 17h20h, acontece o evento ‘Cúpula Experience’, no Tropical Hotel. Essa 5ª edição conta com palestras, mentorias, workshops, entre outros assuntos relacionados ao empreendedorismo feminino. As inscrições estão abertas e os ingressos podem ser obtidos pelo link (https://acupulacomunidade.com.br/).

Leia mais:

Pesquisadora desenvolve estudo com bioativos da Amazônia que substituem conservantes químicos nos alimentos

Manawara expande operação, implanta modelo de franquias e visa mercado internacional

Startup brasileira Mombak, especializada no mercado de carbono, implanta projeto na Amazônia e acaba de captar US$ 49 milhões para aumentar a operação

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *