×
MMA

Quem é o maior finalizador da história do UFC?

Como já é padrão no UFC, alguns brasileiros fazem parte desse seleto grupo

Como um evento nascido para mostrar a soberania do jiu jitsu, não é nenhuma surpresa que as finalizações sejam um dos momentos mais aguardados pelos fãs do MMA. Neste texto, vamos listar quais são as principais lendas deste quesito e descobrir quem é o maior finalizador da história do UFC.

A finalização ocorre quando um lutador consegue aplicar um estrangulamento ou chave de perna ou braço com sucesso no adversário. A luta acaba quando o derrotado fica desacordado por conta do golpe ou quando ele se rende, dando tapinhas no chão do octógono, um momento sempre muito festejado nas lutas de MMA.

No universo da aposta online, é possível palpitar em qual a forma em que a luta será encerrada, e conhecer o cartel (retrospecto) dos lutadores é sempre uma boa forma de planejar a sua aposta.

Alguns atletas fizeram história no mundo das lutas justamente por se tornarem verdadeiros especialistas em finalizações. E como já é padrão no UFC, alguns brasileiros fazem parte desse seleto grupo.

Confira abaixo quais são os cinco maiores finalizadores da histórias do UFC:

5º – Gerald Meerschaert

O norte-americano Gerald Meerschaert conta com 9 vitórias por finalização desde que entrou no UFC em 2016. Destaque para o ano de 2019, em que venceu todas as três lutas que fez no ano dessa forma. No seu último combate, em agosto, foi derrotado por Andre Petroski por decisão dividida dos juízes.

4º – Nate Diaz

Um dos grandes nomes das lutas na década passada, Nate Diaz soma 10 finalizações em sua carreira no Ultimate. Uma dessas vitórias foi contra Conor McGregor, com quem protagonizou intensa rivalidade em 2016. Diaz despediu-se do UFC em 2022, também com uma finalização. A última vítima dele foi Tony Ferguson, no UFC 279, em Las Vegas.

3º – Jim Miller

Com quase 15 anos de história no UFC, Jim Miller coleciona 11 vitórias por finalização. Desde 2022, ele é o lutador mais vitorioso do Ultimate, com 25 combates vencidos. A luta que lhe rendeu esse recorde foi justamente contra o segundo mais vitorioso, Donald Cerrone, e foi justamente conquistada por finalização, após um belo mata-leão.

2º – Demian Maia

Por anos, qualquer discussão sobre quem é o maior finalizador da história do UFC teria o nome de Demian Maia como resposta. Fora do Ultimate desde 2021, Demian sempre foi considerado um dos maiores atletas de jiu-jitsu que o Brasil já teve.

Entre 2007 e 2009, ele protagonizou uma impressionante sequência de cinco vitórias consecutivas por finalização. Ainda hoje, mesmo dois anos após a aposentadoria do octógono, Demian ainda é o brasileiro (empatado com o primeiro lugar desta lista) com mais vitórias no UFC. Foram 22, sendo 11 por finalização.

1º – Charles Oliveira

Charles do Bronx é hoje o maior nome do chamado “Esquadrão Brasileiro” no UFC. Empatado com Demian Maia, ele é o brasileiro com mais vitórias no evento, com 22 no total, estando três atrás do recordista Jim Miller. Mas em termos de finalização, ele está disparado em vantagem: são 16 vitórias dessa forma.

Isso significa que 72% das vitórias de Do Bronx foram por submissão, uma marca impressionante não só para o UFC como em todo o esporte.

No dia 21 de outubro, Charles terá a oportunidade de recuperar o cinturão dos pesos leves ao enfrentar o russo Islam Makhachev, que o derrotou justamente por finalização um ano atrás. Quem faz aposta no UFC não pode perder esse grande evento.

Independente de o cinturão voltar ou não para as mãos de Charles Do Bronx em outubro, a verdade é que essa lista de quem é o maior finalizador da história do UFC ainda demorará bastante para ver outro líder.

Leia mais:

UFC contrata amazonense Elves Brenner, natural de Maués

De Maués para o mundo: lutador amazonense faz estreia no UFC

Ídolo amazonense, José Aldo se aposenta do MMA após acordo com o UFC

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *