×
Meio Ambiente

Após articulações de Amom, IBAMA garante ajuda para combate às queimadas no Amazonas

Ação busca atender a demanda do Amazonas no combate aos focos de queimadas na região metropolitana de Manaus

Após reuniões ministeriais nessa quinta-feira (28), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) anunciou que Rodrigo Agostinho, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), confirmou apoio à Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas para fornecimento de equipamentos ao Corpo de Bombeiros do Estado.

A ação busca atender a demanda do Amazonas no combate aos focos de queimadas na região metropolitana de Manaus, que têm tornado a qualidade do ar insalubre, segundo o “Valores do Índice de Qualidade do Ar” (AQI), mapa mundial que indica a qualidade do ar em tempo real.

“Após as reuniões de hoje, tivemos boas notícias vindas do IBAMA: o presidente Rodrigo Agostinho informou que iria trabalhar para liberar as ferramentas necessárias para ajudar no combate aos incêndios no Amazonas. Ponto para o IBAMA!”,

declarou o parlamentar em suas redes sociais.

Além do apoio do órgão federal, Mandel também iniciou uma articulação conjunta com o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e outros parlamentares do Brasil para fortalecer o apoio às ações de fiscalização e combate aos incêndios na região.

“Estamos articulando apoio de outros estados para combater os incêndios no Amazonas nesse período difícil. Agradeço a todos os colegas parlamentares que se disponibilizaram a tentarem”,

finalizou.

Agendas oficiais

As agendas ocorreram na quinta-feira (28) com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, junto ao secretário especial para assuntos parlamentares, Valmir Prascidelli, que asseguraram apoio no encaminhamento das demandas referentes ao assunto junto aos outros ministérios.

Na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o parlamentar foi recebido pela chefe de gabinete substituta, Paloma Ramos. A reunião também contou com a participação do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, quem afirmou que o Estado entrou em estado de emergência e busca recursos para que haja equipamentos suficientes para as ações da SEMA.

No Ministério de Meio Ambiente Amom se reuniu com o chefe de gabinete chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, Daniel Viegas, e o Secretário de Mudanças Climáticas, André Lima.

“Enquanto os equipamentos não chegarem ao Amazonas e forem disponibilizados, o incêndio que leva a fumaça para Manaus provavelmente continuará ocorrendo. Seguimos na luta para que o governo federal disponibilize a ajuda imediata”,

declarou Amom.

Na ocasião, os representantes do MMA não garantiram ações a curto prazo para a solução do problema no Estado. Porém, se comprometeram a articular parcerias junto a órgãos federais ambientais, como o IBAMA, para que sejam fornecidos equipamentos ao Corpo de Bombeiro do Estado do Amazonas, necessários para o combate às queimadas.

O parlamentar enviou ofícios aos ministérios do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Saúde, e Integração e Desenvolvimento Regional, além do Instituto Chico Mendes de Preservação Ambiental (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), para questionar quais as medidas de prevenção, de respostas imediatas e de recuperação das áreas degradadas pelos focos de queimadas.

“A situação é insustentável e nós precisamos de uma resposta, porque eu conversei com o secretário de Meio Ambiente do Estado do Amazonas que está aqui em Brasília, inclusive, e ele já me disse que eles não têm capacidade hoje, com o Corpo de Bombeiros lá, de acabar o incêndio que está ocorrendo nos municípios da região metropolitana de Manaus. Precisamos desse apoio emergencial e resolver esse problema”,

afirmou o parlamentar nas reuniões.

Manaus sob fumaça

Manaus amanheceu sob uma intensa nuvem de fumaça nesta quinta-feira (28), alcançando o nível de “muito insalubre” no “Valores do Índice de Qualidade do Ar” (AQI), mapa mundial que indica a qualidade do ar em tempo real.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Deputado pede ação do governo federal para combate às queimadas

Lula passa por cirurgia no quadril em hospital de Brasília nesta sexta-feira

Parque Amazonino Mendes terá playground e academia ao ar livre

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *