×
saúde animal

A importância da castração de gatos

A castração contribui para a redução do número de gatos abandonados e para o controle da superpopulação felina nas ruas de Manaus

Estou há 7 anos castrando felinos domésticos. No começo eu fazia como uma prática comum inerente a minha rotina. Depois, com o tempo fui entendendo a real importância que a castração traz para os gatos e para a sociedade, sendo a saúde em geral, o controle populacional e o bem-estar desses animais.

Ao realizar uma castração, estou contribuindo significativamente para a redução do número de gatos abandonados e, consequentemente, para o controle da superpopulação felina nas ruas de Manaus. E isso, por sua vez, contribui para diminuir a pressão sobre os recursos disponíveis, como comida e abrigo. Isso é especialmente importante em ambientes urbanos, onde a superpopulação de gatos de rua pode levar a problemas de disputas territoriais, de saúde pública e disseminação de doenças. Então, quando me disponho a fazer esse serviço, também contribuo para diminuir a incidência de zoonose na sociedade, protegendo você, que está lendo esse artigo. É fato que, quanto menos animais errantes, menores os índices de doenças, como raiva, dermatofitose e esporotricose.

Além de evitar a reprodução descontrolada, a castração traz diversos benefícios à saúde dos gatos. Fêmeas castradas têm menos chances de desenvolver câncer de mama e piometra (infecção do útero), enquanto machos castrados têm menor propensão a problemas de câncer testiculares. Essa intervenção não apenas prolonga a vida dos gatos, mas também melhora sua qualidade de vida.

Animais domiciliados se beneficiam com o procedimento, pois os comportamentos indesejados são modificados, como marcação de território, vocalização excessiva e agressividade, tornando os gatos mais dóceis e adaptáveis ao convívio em ambientes domésticos. Isso facilita a integração desses animais em lares diversos, promovendo relações mais harmoniosas entre gatos e seus cuidadores.

É fundamental a conscientização da sociedade sobre a importância da castração de gatos, incentivando a adoção dessa prática como parte da responsabilidade de quem cuida de um animal de estimação. Por pensar assim, desde que abri a Unidade de Saúde Felina – USFel, faço o possível para manter o valor da cirurgia o mais em conta possível por combos mensais, sem perder a qualidade do serviço. Além disso, todos os gatos que consigo capturar, são castrados e colocados para doação. Quando ninguém quer (graças a Deus isso nunca aconteceu), o animal volta para seu ambiente. O nome desse trabalho é CED – captura, esterilização e devolução. Temos diversos clientes que praticam a CED. Esse é um grande serviço comunitário que toda pessoa deveria experimentar.

A castração, muitas vezes, é acompanhada por mitos e receios infundados. Nós, da USFel estamos aqui para esclarecer a população sobre o procedimento, seus benefícios e a segurança associada a ele. O conhecimento é essencial para superar essas barreiras. Nós, veterinários, desempenhamos um papel vital nesse processo, educando os tutores sobre a importância da castração e esclarecendo dúvidas comuns.

Com essa conscientização podemos construir uma sociedade mais responsável e compassiva em relação aos animais de estimação. Se você ainda não conhece nosso programa de castração, entre em contato conosco e faça a diferença na vida de um gatinho.

Leia mais:

Esporotricose: O que é preciso para ser esclarecido

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *