Manaus (AM) – Desde a primeira edição, realizada em novembro do ano passado, a ExpoAmazônia Bio&TIC aqueceu o mercado da inovação e economia com números impressionantes: 16 mil pessoas prestigiaram os três dias de evento, que gerou R$ 2,5 milhões de negócios e 900 empregos diretos e indiretos. Não à toa foi eleito o melhor evento de inovação pelo Prêmio Jaraqui Valley, mas, além disso, a feira vem se consolidando como um importante vetor no radar de grandes organizações como o Einstein e o Instituto de Pesquisas e Tecnologia de São Paulo (IPT), que hoje têm filiais em Manaus.
“A satisfação em realizar, com ajuda de parceiros, um evento deste porte é poder olhar para trás e constatar os legados que a ExpoAmazônia Bio&Tic deixa para cidade. Neste contexto, eu destaco que um dos expositores, o IPT, foi – juntamente com a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA) – o responsável pelo retorno das atividades do CBA”,
observa Murilo Monteiro, diretor-executivo da Associação do Polo Digital de Manaus, organização realizadora do evento.
Murilo se refere ao consórcio formado pela fundação amazonense e instituto paulista, o vencedor do edital para gerir o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), antigo Centro de Biotecnologia da Amazônia.
A mudança no nome aconteceu em maio deste ano, por meio de um decreto do Governo Federal. Inaugurado em dezembro de 2002, o CBA agora tem personalidade jurídica própria e pode captar recursos públicos e privados para pesquisa.
A participação do Instituto de Pesquisas e Tecnologia de São Paulo na primeira edição da Expoamazônia Bio&TIC abriu portas para novas conexões do IPT, que estabeleceu filial em Manaus, a única do instituto fora do Estado de São Paulo.
“Viemos no ano passado, pois já vislumbramos o potencial do ecossistema de inovação da cidade, quando participamos da Expoamazonia, conseguimos uma grande divulgação e um ótimo networking.”,
relembra o gestor do IPT, Caio Perecin.
Caio também integra a equipe de gestores do CBA, juntamente com Elias Moraes e Carlos Henrique Souza.
“Começamos a gestão em agosto deste ano e estamos realizando algumas reformas no prédio e construindo o planejamento estratégico, o plano de captação de recursos e o plano de comunicação. Temos atualmente pesquisadores trabalhando em 23 projetos e estamos buscando novos negócios para a região em seis eixos: Central Analítica, Produtos Naturais, Materiais e Energias, Tecnologia e Vegetal e Biotec Industrial”,
informou Caio Perecin, diretor de Operações no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
Inovação & Saúde
Outro legado da feira para a cidade de Manaus está vinculado a uma das mais renomadas organizações de saúde do país, o Einstein, com um forte ecossistema de inovação e está estabelecendo um Centro de Inovação na capital amazonense.
“O Centro de Inovação Einstein em Manaus irá contribuir para o desenvolvimento de toda uma indústria de biotecnologia no Brasil, além de impulsionar o desenvolvimento de ferramentas que possam atender necessidades de saúde locais, contribuindo para gerar mais acesso à equidade”,
afirma Rodrigo Demarch, diretor-executivo de Inovação do Einstein.
A edição deste ano promete gerar outros grandes negócios e novos legados para a cidade, com expositores e trilhas de conhecimento, mercado e arenas, a Expo – que tem o tema Tecnologia Sustentável da Amazônia para o Mundo – representa a maior oportunidade que empresas, startups e institutos de pesquisas têm para conhecer as novas tendências do mercado de inovação e da economia verde.
“Nós, da Prefeitura de Manaus, por meio da Semtempi, apoiamos porque os negócios gerados na Expo são muito valorosos para a Região Amazônica. Manaus vem abraçando os eventos de inovação e tecnologia e, mais do que isso, tem oportunizado para os empreendedores momentos de compartilhamento, de boas práticas. A ExpoAmazônia Bio&TIC se colocou no calendário da cidade de Manaus trazendo figuras importantes de tomada de decisão, que podem virar a chave com relação aos recursos de pesquisa e desenvolvimento”,
analisa o secretário municipal do trabalho, empreendedorismo e inovação, Radyr Gomes Oliveira Júnior.
A feira vai ocorrer nos próximos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Studio 5 Shopping e Convenções. Confira a programação completa no https://expoamazonia.com ou baixe o app do evento para uma melhor experiência.
Sobre
A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é uma realização da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Governo do Amazonas – por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM) -, Prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
Além de discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico dos povos da Amazônia, a feira visa fortalecer os ecossistemas de Bio&TIC e integrá-los constantemente com os atores dos ecossistemas nacionais e internacionais de inovação.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Mercado ‘Amazônia em Casa, Floresta em pé’ apresenta produtos durante ExpoAmazônia
ExpoAmazônia: Maior evento de tecnologia e negócios do Norte começa nesta terça (27) em Manaus
Startups apresentarão couro de pele de peixe e vinagre de cupuaçu durante ExpoAmazônia
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱