Manaus (AM) – O último dia de programação da ExpoAmazônia Bio&TIC, nesta quinta-feira (30), das 14h às 20h, ocorrerá com palestras, divididas entre as trilhas de Bioeconomia, Empreendedorismo e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além de feira de artesanato e produtos da sociobioeconomia, apresentação de startups, roda de geração de negócios, entre outros.
Com o tema “Tecnologia Sustentável da Amazônia para o Mundo”, a ExpoAmazônia está sendo realizada no Studio 5 Centro de Convenções, situado na Av. Rodrigo Otávio, 3555, bairro Distrito Industrial I, em Manaus (AM).
Outros dois destaques para o público serão a “Amazon Code Challenge”, maratona de programação, e o “Game Challenge”, campeonato de e-sports. As inscrições para participar da Expo são gratuitas e realizadas pelo site expoamazonia.com ou pelos aplicativos Android e iOS: bit.ly/47rdMly e apple.co/3FSgzZ2.
As palestras ocorrerão das 15h às 20h30 e terão a presença de estudantes, pesquisadores, gestores públicos e empresários para discutir temas voltados à Bioeconomia e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
A trilha de Bioeconomia terá quatro palestras: “PROINFE – Fomento ao Empreendedorismo de Manaus”; “O impacto das deep techs na bioeconomia”; “Atuações em rede para transformações sistêmicas”; e “Hands on para co-construção de ações coletivas para o desenvolvimento de deep techs de impacto na região”.
Já na trilha de Empreendedorismo, o público acompanha as palestras: “Crédito de Carbono – Um Novo Vetor Econômico para Amazônia” e “Google IA na fronteira da tecnologia”.
Enquanto isso, na trilha de TIC, acontecem as palestras: “Realidade Virtual e Simulações na Indústria 4.0”; “Gêmeos Digitais – Perspectivas e Desafios”; “Computação Quântica para o Desenvolvimento Sustentável”; “4ª Revolução Industrial: Tecnologias, Aplicações e Oportunidades”; “RPA e Inteligência Artificial na Automação de processos no contexto da Industria 4.0”; “Coca Cola – Ações de Responsabilidade Social e Ambiental na Amazônia”; “Schneider – Como Implementar uma Solução Digital na Jornada ESG”; e “KPMG – Quais os desafios atuais e futuros do pilar Governança no Mundo, no Brasil e na Amazônia”.
Vânia Thaumaturgo, presidente do Conselho de Administração da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), uma das instituições organizadoras da feira, destaca a diversidade de assuntos que serão tratados na tarde desta quinta-feira.
“Responsabilidade social, economia verde, protagonismo de povos tradicionais, Indústria 4.0, Inteligência Artificial e muitos outros temas estarão sendo pautados por quem entende, de fato, do assunto tratado. Quem estiver presente terá a oportunidade de enriquecer seu repertório intelectual. Informações sobre horário, sala e palestrantes estão disponíveis no site da ExpoAmazônia e também nos aplicativos mobile”, pontua Vânia.
Amazon Code Challenge e Game Challenge
Das 15h às 17h, ocorre a “Amazon Code Challenge, a maratona que reunirá programadores iniciantes, juniores, plenos e seniores para solucionar questões utilizando as linguagens C/C++, Java ou Python.
Serão três rounds de 40 minutos, com 20 vagas para cada sessão, que acontecerão em uma sala separada, em frente ao palco principal. A recomendação é que o participante chegue com 10 minutos de antecedência para a sessão que deseja participar: 15h, 16h ou 17h.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas presencialmente ou no link: forms.gle/kwWczoLvrWajuKKt9. Mais informações são encontradas no Instagram: @amazoncodechallenge.oficial.
Enquanto isso, das 14h às 20h, o público prestigia o “Game Challenge”, o campeonato de e-sports. Nesta quinta, as partidas serão de League of Legends (LoL), e também haverá premiação para as equipes masculinas e femininas de Free Fire mobile.
O “Amazon Code Challenge” é realizado pelo Polo Digital de Manaus, em parceria com o Instituto ELDORADO, Instituto INDT e Instituto FPF Tech. O “Game Challenge” é realizado pela ExpoAmazônia Bio&TIC e a FAESP.
ExpoAmazônia Bio&TIC 2023
A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é uma realização da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável (Idesam), Governo do Amazonas – por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM) -, Prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).
Além de discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico dos povos da Amazônia, a feira vista fortalecer os ecossistemas de Bio&TIC e integrá-los constantemente com os atores dos ecossistemas nacionais e internacionais de inovação.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é vitrine para investidores amazonenses
ExpoAmazônia Bio&TIC realiza maratona de programação nesta quarta e quinta-feira
Expoagro 2023 vai contar com shows de artistas nacionais em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱