×
economia verde

Hidrogênio verde tem papel estratégico para a descarbonização da economia, defende CNI

Debate entre especialistas e gestores governamentais traçou caminhos para a utilização do hidrogênio verde no país

Da locomoção de aviões, navios, carros e caminhões até a criação de fertilizantes e de energia elétrica para o abastecimento de casas e grandes indústrias, como a siderúrgica. A usabilidade do hidrogênio verde tem se tornado uma pauta para o governo federal, e o país vem se destacando como um grande expoente em sua produção, gerando 1,8 bilhão de toneladas por ano.

Para debater o impacto do hidrogênio verde nos caminhos da transição energética da economia brasileira, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) participou, no Senado Federal, de audiência pública conjunta promovida pelas Comissões de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente (CMA). O debate ocorreu neste mês e contou com a participação de especialistas e gestores governamentais.

A gerente de Clima e Energia da CNI, Juliana Borges de Lima Falcão, explicou que a indústria tem papel estratégico na descarbonização da economia e que está atenta às metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, como a redução em até 48% dos gases de efeito estufa até 2025 e a neutralidade climática até 2050.

“O Brasil é visto como um grande produtor de hidrogênio, mas podemos utilizar essa capacidade para consumo interno. É importante olhar para o potencial de exportação, mas o desafio real é olhar para como podemos aproveitar isso em nosso país”,

destacou Juliana.

Entre as práticas incentivadas por outros países como Alemanha, Estados Unidos e Austrália, estão os leilões de compra e venda de hidrogênio verde; a criação do Banco Europeu de Hidrogênio e a destinação de subsídios fiscais para projetos de descarbonização.

De acordo com a representante da CNI, o Brasil tem oportunidades de compor uma matriz energética e uma indústria baseada em acordos entre os setores público e privado, e o hidrogênio verde vem para solucionar.

“A descarbonização é uma meta muito ambiciosa tanto para o governo quanto para a indústria, que já está fazendo suas atividades pensando nas tecnologias disponíveis e também nas que estão por vir. A CNI tem uma estratégia baseada na transição energética, no mercado de carbono, na economia circular e na conservação florestal. É dessa forma que a indústria apoia a economia de baixo carbono.”

Sobre o Projeto Indústria Verde

O Indústria Verde é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para apresentar as contribuições da indústria brasileira à agenda ambiental.

A indústria é parte da solução no desenvolvimento sustentável. O setor produtivo é um dos pioneiros a assumir a responsabilidade de estimular a implementação dos compromissos climáticos no país.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Empreendimento imobiliário reflete tendência de moradia integrada ao verde e sustentabilidade

AM atinge 1º lugar no ranking nacional de abertura de empresas com menor tempo em atendimento

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *