O rei Charles III apareceu em um vídeo para a celebração do 75º aniversário da Commonwealth, um grupo de 56 países que evoluíram a partir do Império Britânico, nesta segunda-feira (11).
Mesmo sendo líder da organização, o monarca britânico de 75 anos ficou ausente das celebrações anuais enquanto faz tratamento para um câncer não especificado.
Os eventos do Dia da Commonwealth são a ocasião real anual mais importante que Charles perdeu desde que foi forçado a adiar aparições públicas devido ao tratamento da doença.
Em vez disso, sua esposa, a rainha Camilla, representou a realeza britânica em um serviço religioso na Abadia de Westminster, em Londres, com uma recepção na sede internacional da Commonwealth em seguida.
Evento ofuscado por Kate
O evento desta segunda-feira geralmente é um destaque no calendário real, mas também foi ofuscado por um furor em torno de uma foto divulgada no domingo (10) por Kate Middleton, esposa do herdeiro do trono, o príncipe William.
Ela pediu desculpas nesta segunda-feira (11) por publicar uma fotografia editada de si mesma com os três filhos do casal, depois que várias agências de notícias importantes, incluindo a Reuters, a retiraram do ar, dizendo que não atendia aos seus padrões editoriais.
Assim como Charles, Kate não compareceu à cerimônia da Commonwealth, enquanto se recupera de uma cirurgia abdominal. Em vez disso, compareceu a uma consulta privada em Londres.
Mensagem de Charles
A mensagem pré-gravada foi feita para prestar homenagem ao trabalho da Commonwealth, um clube voluntário de 56 nações que evoluiu a partir do império britânico e foi criado na sua forma atual em 1949.
“Como eu disse antes, a Commonwealth é como a fiação de uma casa, e seu povo, nossa energia e nossas ideias são a corrente que percorre esses fios”, destacou o rei.
Ele também pediu aos povos das nações do grupo a trabalharem em conjunto para acabar com as desigualdades e encontrar soluções para melhorar o mundo.
Durante a maior parte da sua existência, a Commonwealth, uma das maiores organizações internacionais do mundo, que reúne 2,5 bilhões de pessoas, foi liderada pela rainha Elizabeth II, que foi fundamental na sua criação e a considerou como uma das suas conquistas de maior orgulho.
“Tendo celebrado recentemente o meu 75º aniversário, me aquece o coração refletir sobre a forma como a Commonwealth tem sido uma constante ao longo da minha vida – uma fonte preciosa de força, inspiração e orgulho”, ponderou Charles na sua mensagem.
“Nas últimas semanas, fiquei profundamente comovido com seus votos maravilhosamente gentis e atenciosos para minha saúde e, em troca, só posso continuar a servi-lo, com o melhor de minha capacidade, em toda a Comunidade”, finalizou.
*Com informações da CNN Brasil
Leia mais:
Empresa mineira de automação e tecnologia inaugura primeira filial em Manaus
Brasil tem quase mil mortes por dengue em investigação
Incidente em voo da Latam deixa 50 feridos na Nova Zelândia
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱