Manaus (AM) — O Amazonas superou os outros estados na produção industrial no mês de janeiro. Conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada, na quarta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior Estado brasileiro teve aumento de 16,7%, em relação ao mês de dezembro de 2023. No mesmo período, a indústria brasileira registrou queda de 1,6%.
Com o desempenho positivo, o Amazonas alcançou o topo do ranking nacional na produção industrial. Em comparação, o estado do Mato Grosso, que também teve resultado satisfatório, atingiu 4,4% de crescimento. Outros estados tiveram menos: Bahia (2,1%), Paraná (1,9%), Minas Gerais (1,0%), São Paulo (0,8%), Rio de Janeiro (0,8%) e Pernambuco (0,5%).
Outras unidades da federação não tiveram variação positiva ou sofreram variação negativa, na comparação com dezembro de 2023 e janeiro deste ano.
Variação acumulada do ano
No acumulado do ano, o Amazonas ficou com variação de 11,7% na indústria geral, ficando com a segunda posição no ranking nacional.
Leia mais:
Apesar da queda da pobreza, desigualdades se mantêm, aponta IBGE
Suframa apresenta três desafios tecnológicos em Inteligência Artificial para startups
Créditos comercializados em consórcios sobem 49% em 2023
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱