×
agilidade

A importância das ferramentas de edição de PDF para aumento da produtividade no trabalho

Uma das maneiras de aumentar a produtividade profissional é conhecendo recursos digitais que agilizam trabalhos, como é o caso dos serviços de edição de documentos que utilizam a extensão PDF

Assim como qualquer atividade profissional, trabalhar na frente de um computador pede o auxílio de ferramentas específicas para as tarefas cotidianas. Quem edita fotografias, por exemplo, precisa de um software de edição adequado, o que vale também para edições de texto, de vídeo e demais mídias.

No caso de quem trabalha com textos e arquivos relacionados, um dos programas que se destaca é o Microsoft Word, parte do pacote Office e utilizado para edições de documentos. Apesar disso, a extensão gerada pelo programa, “.docx”, normalmente precisa ser convertida para outros formatos.

É aí que entram as ferramentas de edição de PDF, outra extensão de arquivo popular que é comumente usada para documentos de texto. Dentre as funcionalidades presentes em serviços dessa natureza estão conversores, os quais permitem transformar os arquivos do Word em PDF e vice-versa.

As ferramentas de edição de PDF existem em dois formatos: offline, baixadas no computador; ou online, em sites e demais plataformas na internet. Elas podem ser agregadas à rotina de qualquer profissional, com o objetivo de aumentar a produtividade no trabalho e garantir melhores resultados.

Por que usar ferramentas de PDF no trabalho?

Existem variadas razões para usar ferramentas de PDF no trabalho, a primeira delas sendo a conveniência. Arquivos nesse formato costumam ser compartilhados em ambientes profissionais com frequência, de modo que saber editá-los poupa muito trabalho ao receber e enviar os documentos.

Além disso, é necessário mencionar as ferramentas usadas para converter PDF em Word, as quais por si só trazem benefícios numerosos. Os serviços de edição de PDF online são uma alternativa excepcional, garantindo que arquivos sejam convertidos com êxito.

Também há de mencionar a proteção de dados, já que arquivos com o formato PDF podem ser protegidos com senhas. Isso faz com que apenas aqueles que o recebem, mas possuem o código, possam checar o conteúdo. Para profissionais que temem extravio de informações, isso é inestimável.

Por fim (e tão importante quanto os pontos anteriores), há também a importância de se manter atualizado com as principais ferramentas do mercado. Embora o PDF seja um formato antigo, as soluções associadas a ele se modificaram com o tempo, de acordo com novos sistemas e navegadores.

O que você precisa saber ao usar ferramentas de edição de PDF?

Antes de começar a usar ferramentas de edição de PDF no trabalho, é interessante saber algumas informações sobre elas. De cara, é importante retomar algo citado ainda nos parágrafos iniciais: nem todos os recursos funcionam da mesma forma. Alguns, por exemplo, pedem download e instalação.

Editores de PDF baixados e instalados se tratam de softwares (para computadores) ou aplicativos (para dispositivos móveis). Por outro lado, existe a alternativa online, representada por serviços de edição em plataformas. Os sites disponibilizam ferramentas, de modo que o usuário só precisa acessá-lo do PC.

Dentre as alternativas de editores de PDF no segundo formato, temos o próprio serviço da Adobe (criadora da extensão PDF), Smallpdf, Doc to PDF, PDF.io, Sejda, Canva e diversos outros. Embora existam diferenças entre plataformas, todas oferecem serviços similares de edição e conversão de PDF.

Quais as vantagens de usar um conversor de PDF no trabalho?

Seja você um profissional autônomo, parte de uma equipe ou líder de um grupo de colaboradores, a produtividade é uma parte importante da rotina no ambiente de trabalho. Qualquer vantagem que possa ser obtida com serviços de edição de PDF deve ser considerada, a fim de facilitar suas tarefas.

Em parágrafos anteriores, foi mencionado brevemente em algumas vantagens de usar uma ferramenta de edição de PDF para aumentar a produtividade no trabalho, mas todas elas merecem ser exploradas de maneira mais profunda. A primeira é a facilidade com a qual os recursos podem ser utilizados.

Mesmo em um contexto profissional, não é preciso ter conhecimentos técnicos avançados para editar PDF, o que o torna acessível mesmo para quem está chegando agora no mercado de trabalho. Isso vem aliado à agilidade, ajuda indispensável para quem deseja apresentar atitudes mais proativas.

Destaca-se também a versatilidade das tarefas, já que o termo “ferramenta de edição de PDF” engloba dezenas de recursos distintos, como destacamos no tópico anterior. Precisa converter de PDF para Word online? É possível. Quer extrair algumas páginas? Você também consegue. Opções não faltam!

Todas as ferramentas dos editores mencionados acima trabalham perfeitamente em conjunto com outros serviços, online e offline. Isso significa que usá-las não restringe os profissionais, considerando o seu papel como recurso auxiliar à edição de arquivos com um formato específico e muito frequente.

É importante ressaltar que as ferramentas de edição de PDF são apenas um dos elementos que ajudam no aumento da produtividade do trabalho, seja para profissionais autônomos ou aqueles que trabalham para empresas de todo porte. Acima de tudo, os trabalhos cotidianos devem agregar valor.

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *