×
proteção de dados

Saiba como se prevenir em caso de perda de acesso a seu WhatsApp

O WhatsApp é hoje a principal ferramenta não apenas para trocar mensagens de texto e áudio

Não existe aplicativo de troca de mensagens que chegue sequer perto do WhatsApp em termos de popularidade no Brasil. Enquanto lá fora é normal ainda usar SMS ou mesmo o Facebook Messenger, o “verdinho” é rei no nosso país quando o assunto é troca de mensagens – e mais.

Foi-se o tempo que o WhatsApp era um simples Messenger; visto pela maioria dos usuários do Brasil como o herdeiro natural dos saudosos ICQ e MSN, o WhatsApp é hoje a principal ferramenta não apenas para trocar mensagens de texto e áudio, mas também para compartilhamento pessoal de vídeos e fotos, e ultimamente tem sido usado até mesmo como intermediário financeiro – sim, dá pra fazer transferências bancárias pelo app.

Isso tudo naturalmente suscita dúvidas em relação à segurança do app, e mais especificamente cria um certo medo de que a perda de acesso ao WhatsApp signifique, além dos aborrecimentos normais de perda de contatos e mídias pessoais, potenciais problemas de roubo, invasão, venda de dados e outros pesadelos digitais.

Felizmente existem várias maneiras de se prevenir em caso de perda de acesso ao WhatsApp, seja no infeliz evento de um roubo ou perda de celular, seja não apenas irritação de não conseguir mais fazer login usando seu número de telefone por alguém (físico ou máquina) ter se utilizado do seu número, login e senha para obter acesso à sua conta indevidamente. Abordaremos isso e mais neste artigo.

Prevenção: como evitar problemas de perda de acesso ao WhatsApp?

A melhor forma de não perder acesso ao WhatsApp é sendo precavido, mas mesmo assim tem vários significados. Afinal, muitas vezes não tem como se prevenir de um furto, e a culpa nesses casos, naturalmente, nunca é da vítima.

Isso não quer dizer, por exemplo, que não seja possível proteger ao menos seu patrimônio virtual nesses casos infelizes. Uma prática simples e que muita gente ignora é colocar uma senha forte no aparelho – o que pode proteger não apenas seu WhatsApp e o conteúdo dele, como também aplicativos com informações mais sensíveis, como os apps de banco, e-mail e mais.

Dependendo do tipo do seu aparelho, é possível configurar ferramentas cada vez mais fortes. O ideal é usar o reconhecimento facial e combiná-lo com um fator de autenticação em duas etapas (por exemplo, usando o Google Authenticator).

Se o seu aparelho não tiver esse tipo de tecnologia já, a ordem decrescente de fatores de segurança é: autenticação por digital, por senha, por padrão de tela e, por fim, nenhuma senha – o que recomendamos fortemente que você não faça nunca.

Outra coisa que muita gente se esquece é de que o WhatsApp Web, versão para computador do aplicativo, não deve ser esquecido quando logado em computadores públicos ou mesmo na casa de terceiros.

Seja por acidente, seja por má intenção, é fácil perder sua conta dessa forma – afinal, o Web é simplesmente a extensão da sua conta num computador qualquer, seja na versão de navegador, seja no aplicativo baixado no desktop/laptop.

Como salvar informações importantes na nuvem

Ainda dentro do segmento “prevenção”, o melhor que se pode fazer, além de todas essas precauções de inserção de senha e autenticação que já citamos, é ter um backup dos seus dados, informações e mídias.

Existem dezenas de programas específicos que oferecem esse tipo de serviço, mas um dos poucos que é especializado no WhatsApp e nas nuances desse aplicativo é o Wondershare MobileTrans, porque ele não é apenas um serviço de backup ou armazenamento de nuvem, e sim uma ferramenta que permite, além de salvar, transferir dados entre aparelhos acima das limitações impostas pelos sistemas operacionais.

Salvar seus dados dentro do MobileTrans é uma forma de, antes de mais nada, se prevenir contra a perda de acesso ao seu WhatsApp, porque mesmo que você esteja tendo problemas com seu número, sua operadora ou afins, seus dados, mídias e contatos podem estar perfeitamente preservados na nuvem através desse software.

Para ilustrar melhor, vejamos uma lista dos recursos que o Wondershare MobileTrans oferece para seus usuários:

  • Backup de dados e conteúdo na nuvem
  • Recuperação das mensagens, áudios e contatos perdidos
  • “Tradutor” e conversor para transferência de contas e dados do WhatsApp entre aparelhos e plataformas com restrições (PC para celular, Android para iOS, vice-versa, etc.)
  • Transferência de contas WhatsApp Business e WhatsApp GB
  • Mais

O programa permite obter uma forma de como recuperar as conversas apagadas do WhatsApp, algo que muitas vezes gera dúvidas na cabeça dos usuários, ainda mais porque o recurso de apagamento de mensagens é relativamente novo, assim como o de edição.

Note que estamos focando apenas na parte voltada para o WhatsApp do MobileTrans, que é o assunto aqui, mas vale salientar que o programa funciona em diversas outras funções, incluindo conversão de armazenadores de nuvem (iCloud, Google Drive). O mesmo vale para outros programas de troca de mensagens não tão conhecidos no Brasil, como LINE, KiK, WeChat e outros.

Perdi o acesso. Posso recuperar minha conta do WhatsApp?

Caso tenha ocorrido a infelicidade de você ter perdido o acesso à sua conta do WhatsApp, o jeito é buscar soluções para recuperá-la. Lembre-se, porém, que se seus dados estiverem salvos usando o MobileTrans, ao menos você não terá que se preocupar com mensagens perdidas, mas apenas com a restauração do WhatsApp enquanto conta de uso mesmo.

Antes de mais nada, vejamos como funciona na prática para manter seus dados salvos usando o programa da Wondershare:

  1. Selecione qual pacote do MobileTrans funciona melhor para você;
  2. Faça o download do software adquirido no seu celular e/ou computador
  3. Permita ao celular se conectar com o PC/Mac usando o programa MobileTrans
  4. Abra o MobileTrans e selecione o menu “backup”
  5. Inclua ali os arquivos presentes no seu celular que você deseja salvar na nuvem
  6. Dê início ao backup e aguarde o término.

Lembramos novamente que o MobileTrans pode ser usado além do WhatsApp, e pode incluir seus vídeos, fotos, áudios e mais que considerar relevante.

Sobre a recuperação de conta do WhatsApp em si, é preciso entrar em contato diretamente com o suporte ao cliente do aplicativo, para que você possa receber um código de uso único que permita a recuperação da sua conta.

Trata-se de um código de seis dígitos que será enviado por SMS. Para ativá-lo, você deve tentar entrar na sua conta normalmente usando seu número de celular e, quando aparecer o campo para inserir o código, basta fazê-lo e avançar.

Existe uma chance de que a pessoa que esteja usando sua conta tenha ativado a autenticação em duas etapas pela mesma. Se isso ocorrer, você vai precisar de um código que não estará disponível, e aí o jeito é aguardar 7 dias, conforme o próprio WhatsApp instrui, para poder acessar novamente a conta sem o código.

Uso consciente do aplicativo

Sendo um aplicativo de uso diário, é muito fácil esquecer que o WhatsApp é uma fonte de informações valiosas para gente mal-intencionada. Seja para fazer o famoso phishing, seja para obter dados pessoais que potencializam crimes, é preciso cuidado ao usar esse app tão popular.

Algumas práticas são tão básicas que nos esquecemos justamente por isso – elas parecem simples demais. Isso começa desde aquele cuidado especial quando se está usando o celular com a conversa aberta dentro do carro de aplicativo – uma janela aberta e trânsito lento podem significar a perda do aparelho e, claro, de tudo que está nele.

Quem tiver pego só precisa de um mínimo de pesquisa para descobrir quem são contatos próximos, de quem é possível extrair dinheiro, criar cenários falsos para extorquir com ameaças e por aí vai – tudo isso coisas que já sabemos, mas muitas vezes pensamos que não vai acontecer conosco.

Assim como no caso de perda de informações virtualmente, para evitar dores de cabeça desse tipo de situação o melhor é a segurança preventiva. Senha forte, consciência no momento e local de uso, autenticação em duas etapas e por aí vai – tudo isso ajuda a manter seu aparelho e, por extensão, seu WhatsApp seguros.

É preciso também tomar cuidados no mundo virtual. Links suspeitos, conversas estranhas, chamadas com pessoas que parecem conhecidas, mas falam em linguagem atípica, tudo isso pode indicar tentativa de golpe, e é preciso atenção antes de se deixar enganar – o que acontece mais vezes do que pensamos.

Recuperando conversas apagadas, mídia e mais

Falamos de prevenção e problemas envolvendo a perda do WhatsApp, mas vale a pena dar um passo para trás e citar uma última função do MobileTrans para o aplicativo, que é a de recuperação de dados apagados.

Pode acontecer de, sem querer ou por não ter pensado bem no momento, você apagar determinada mensagem ou mídia, e ela simplesmente não aparecer mais na conversa.

Felizmente um dos recursos do Wondershare MobileTrans é justamente essa recuperação. Basta acessar sua conta usando o programa, depois de ter adquirido um dos pacotes, e você terá à mão uma ferramenta específica para recuperação desse tipo de conteúdo apagado.

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *