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Human Robotics

Startup lança no Amazonas robô ‘simpático’ para atendimento e indústria

Os robôs desempenham diversas funções, desde receber clientes até fornecer informações detalhadas sobre os produtos e conduzir clientes aos itens desejados

Manaus (AM) — A startup Human Robotics, especializada no desenvolvimento de soluções em robótica, criou o primeiro robô de autoatendimento para os setores de varejo, saúde e serviços com interação, além de outro para transporte de cargas na indústria, ambos com abordagem humanizada. Expandindo as operações, a empresa investe na comercialização dos produtos no Amazonas.

A empresa lança equipes comerciais no Amazonas (Manaus), além de outros sete estados:  Paraíba (João Pessoa), Distrito Federal (Santa Maria), Rio de Janeiro (São João do Meriti), São Paulo (Guarulhos, Barueri, Jundiaí, Campinas, São José dos Campos), Santa Catarina (Blumenau, Joinville, Florianópolis) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre). No Paraná, onde fica localizada a sede da Human, haverá ampliação para os municípios de Pato Branco e São José dos Pinhais.

“Reconhecemos o papel importante da robótica na melhoria da qualidade de vida e da logística industrial. Nosso objetivo é impulsionar setores e municípios, contribuindo com o desenvolvimento por meio das nossas inovações. Dessa forma, buscamos não apenas oferecer soluções, mas ser agentes de progresso, colaborando para a transformação tecnológica da comunidade”,

explica Olivier Smadja, CEO da Human Robotics, que registrou crescimento significativo nos últimos anos.

No ano passado, atingiu o faturamento de R$ 1,2 milhão, e em 2024 almeja chegar a R$ 4,8 milhões com seus robôs.

Robô 

A expansão prevê a comercialização do Robios GO, criado para interagir de maneira autônoma com os clientes, em atendimentos. O robô pode falar e compreender mais de 100 idiomas, conversando por meio áudio, texto, imagens e vídeos. Possui inteligência artificial (IA) integrada, o que permite saudações e respostas avançadas. 

Nos supermercados, os robôs desempenham diversas funções, desde receber clientes até fornecer informações detalhadas sobre os produtos e, em alguns casos, conduzi-los fisicamente aos itens desejados. Além disso, são capazes de detectar pessoas, verificar o uso de máscaras e detectar prateleiras vazias e divergências de preços.

Na área da saúde, permitem otimizar o tempo de atendimento, realizando triagens, auxiliando médicos na alta dos pacientes e proporcionando visitas humanizadas à distância. Já em feiras e eventos, o Robios GO desempenha o papel de anfitriões, recepcionando visitantes, guiando-os até o estande desejado e atuando como vendedores, oferecendo informações detalhadas sobre os produtos.

“O robô fornece dados importantes sobre os atendimentos e interesses do público, proporcionando insights estratégicos para melhor posicionamento no mercado e a tomada de decisões estratégicas pelas empresas”,

aponta Olivier Smadja, CEO da Human Robotics.

Outro robô que será comercializado é o Robios Cargo, autônomo de transporte de cargas leves, projetado especialmente para ambientes industriais. Com capacidade de carga de até 40 quilos, a estrutura integrada possui um layout de transporte configurável, que se adapta às diferentes formas de cargas que precisam ser transportadas. Oferece eficiência e segurança na movimentação autônoma, pois são equipados com tecnologia avançada, como a “Light Detection and Ranging” (Lidar), que utiliza pulsos de laser para mapear o ambiente.

“Por meio de câmeras de profundidade e visão computacional, o Robios Cargo e o Robios GO conseguem detectar objetos, mapear o ambiente e navegar de forma autônoma com alta precisão podendo ser chamado e enviado para qualquer ponto, seja por controle manual ou integração de sistema, possibilitando o monitoramento em tempo real de seu trajeto. Sua versatilidade é evidenciada pela estação de recarga automática e também por serem personalizáveis, adaptando-se a diversas aplicações e segmentos”,

argumenta Olivier.

Indústria

O uso de robôs em setores da indústria e de serviços deve movimentar um mercado que vai atingir US$ 43,32 bilhões até 2027, segundo estimativas da Statista, empresa alemã de pesquisa de mercado e plataforma de dados. Somente em 2023, os investimentos em soluções robóticas deverão alcançar US$ 34 bilhões. Estados Unidos, China, Alemanha e Coreia do Sul são os países que farão os maiores investimentos no setor.

Dessa forma, a expansão estratégica da Human Robotics não apenas fortalece sua presença nesse cenário, mas também destaca seu papel como catalisadora da inovação e impulsionadora do progresso em diversas cidades do país. 

“A relação entre humanos e robôs redefinirá como vivemos e trabalhamos. Enxergamos essa evolução dessa interação como um divisor de águas. Ao integrar de forma harmoniosa humanidade e tecnologia robótica, estamos forjando um caminho em direção a um futuro onde a inovação e a eficiência promovem uma melhoria significativa na qualidade de vida e na otimização de processos em diversos setores”, conclui Olivier Smadja.

*Com informações da assessoria

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