×
UTI

Número de leitos é ampliado no Hospital da Criança Zona Oeste de Manaus

Ampliação aumenta a capacidade de internação da unidade, que atende a casos de média e alta complexidades

Foto: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom

Manaus (AM) – O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (15), 15 novos leitos de internação no Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HSPC) Zona Oeste, no bairro Compensa. Com a ampliação, a unidade passa a contar com 97 leitos divididos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), enfermaria, centro cirúrgico, observação e internação.

A ampliação reforça o atendimento aos pacientes com síndromes respiratórias. O governador destacou que esses investimentos também estão ocorrendo em outras unidades para garantir um atendimento de qualidade a população.

“Há uma preocupação nossa para que esse atendimento possa ser feito com agilidade e a gente está fazendo algumas mudanças para que o fluxo possa ter uma celeridade e que os pais não fiquem tanto tempo aqui na unidade de saúde, que tenham essa pronta-resposta”,

disse o governador.
Foto: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom

A unidade funciona de portas abertas, em tempo integral, e até então contava com 82 leitos.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, explica que os novos leitos ampliam a capacidade de internação da unidade, que atende a casos de média e alta complexidade, especialmente em relação às síndromes respiratórias.

“O HPS Zona Oeste passou por todo um incremento na sua estrutura física e a primeira entrega que nós estamos fazendo é aqui, hoje, 15 leitos que se somam a um total de mais de 50 leitos pediátricos que já foram implementados na rede de saúde do Amazonas no governo Wilson Lima”,

acrescentou a secretária de Saúde, Nayara Maksoud.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), a rede pública estadual contabiliza, atualmente, aproximadamente mil leitos clínicos pediátricos distribuídos em 86 unidades.

Em 2023, de janeiro a dezembro, o HPSC Zona Oeste atendeu mais de 78,5 mil pacientes pediátricos com a oferta de serviços de urgência e emergência em pediatria, ortopedia, cirurgia geral, dentre outros. A unidade possui laboratório e setor de imagens, que juntos realizaram mais de 216 mil exames somente ano passado.

Outros investimentos

Foto: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom

Além de inaugurar pela primeira vez na história do Amazonas 36 leitos de Unidade de Terapia Intensiva no interior do estado para adultos e neonatal, a atual gestão do Governo do Amazonas contabiliza outros investimentos e entregas importantes na área da Saúde, como a realização inédita de 33 implantes cocleares e 30 transplantes renais apenas em 2024, além de 48 cirurgias bariátricas em 2023.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril

Cetam abre inscrições para mais de 5, 2 mil cursos de qualificação profissional no interior

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *