Manaus (AM) – Alguns dos principais nomes das secretarias da Prefeitura de Manaus já se organizam para concorrer ao pleito durante este ano eleitoral. Os secretários têm até esta quinta-feira (31) para deixar suas respectivas pastas a fim de cumprir a legislação eleitoral.
A reportagem do Em Tempo traçou um breve panorama, nesta terça-feira (29), das movimentações que podem ocorrer nesse período. O ex-dirigente da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) foi o primeiro a organizar a sua saída do órgão.
Pauderney Avelino, que assumiu o cargo em 2020, deixa a frente da secretaria para concorrer pelo sexto mandato de deputado federal do Amazonas. Avelino é presidente estadual do União Brasil, partido do qual o governador Wilson Lima também faz parte.
Quem assume a frente da Semed é a professora Dulce Almeida, estatutária da rede municipal de ensino há 17 anos. Ela tomou posse na última segunda-feira (28). Durante o evento, Pauderney salientou seu apoio para a nova secretária.
“É uma honra ser substituído pela secretária Dulce, uma mulher que há anos vive a educação, que conhece a Semed e que tem competência para continuar esse trabalho tão grandioso”,
afirmou.
O secretário da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis confirmou sua saída da pasta. A assessoria do recém filiado ao Avante afirmou ao Em Tempo, que seu último dia frente ao órgão é na quinta-feira (31).
Até o momento de publicação não há informações de quem irá assumir a secretaria da Semulsp. A equipe também não confirmou para qual cargo Reis irá disputar durante as eleições. Seu nome já havia sido cotado para concorrer como vice-governador do Amazonas.
Outro nome que apareceu como uma possível aliança para a chapa de Wilson Lima, é da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe. Durante o evento de filiação de seu partido , o prefeito David Almeida (Avante), confirmou a saída de Shádia da pasta.
“A Shádia sai da secretaria de Saúde, porque o Abdala (Fraxe, marido da secretária) não pode já que será candidato a deputado, para me dar opção”,
afirmou.
A equipe do Em Tempo entrou em contato com a assessoria da Semsa para confirmar a informação e obter informações sobre seus próximos passos, mas até o momento não recebeu retorno.
Especulações
O vice-prefeito de Manaus e dirigente da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus, Marcos Rotta (MDB), sempre foi um forte nome durante os pleitos, até o momento ainda não deu declarações acerca de suas colocações políticas.
Segundo informações da assessoria, ainda Rotta ainda não se posicionou sobre e “ até agora está aqui na Seminf trabalhando normalmente e cumprindo agenda de obras”.
A deputada estadual e titular da Secretaria Estadual de Assistência Social (Ses), Alessandra Campêlo, é um possível nome cotado para retornar à Assembleia Legislativa do Amazonas para concorrer à reeleição ao cargo.
Campêlo, que assumiu o cargo em março de 2021, ainda não disponibilizou informações sobre seus planos. Anteriormente, já havia afirmado que seu principal objetivo que seu foco é finalizar os trabalhos frente a Ses.
“Qualquer assunto relacionado à eleição deve ser tratado depois do retorno à Aleam, que acontece no fim de março”,
disse.
A equipe do Em Tempo entrou em contato com a assessoria de Alessandra para obter informações sobre os direcionamentos durante este ano, mas até o momento não recebeu retorno.
Leia mais:
Ministro do TSE revoga proibição de manifestações políticas no Lollapalooza
Governo Federal barra repasses para Casa da Criança e Serafim faz apelo às autoridades locais
Marcelo Ramos diz serem “muito graves” ataques dos governos federal e de SP à ZFM
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱