×
eleições 2024

MPAM denuncia prefeito de Itacoatiara por propaganda antecipada e uso das redes sociais

A Justiça também determinou a retirada imediata das peças publicitárias das redes sociais

Itacoatiara (AM) — O prefeito de Itacoatiara (a 270km de Manaus), Mário Abrahim (Republicanos), foi denunciado pelo Ministério Público (MPAM) à Justiça Eleitoral por propaganda antecipada e por compartilhamento em massa de publicidade sobre o lançamento de sua pré-campanha eleitoral nas redes sociais do município. A juíza Joseilda Pereira Bilio, da 3ª Zona Eleitoral, inclusive determinou a proibição do evento de lançamento de sua pré-candidatura, marcado para o último sábado (15), no Centro de Eventos municipal, mas que foi realizado em outro local.

De acordo com a representação do MPAM, o Abrahim e seu partido convocaram os moradores de Itacoatiara para o lançamento de sua pré-candidatura através das redes sociais oficiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

“Nas palavras do órgão ministerial, os representados promoveram o compartilhamento em massa e assim, realizaram propaganda eleitoral extemporânea, não podendo alegar desconhecimento prévio, por também fazerem uso de suas redes sociais”,

cita a juíza na decisão.

A Justiça determinou, ainda, a retirada imediata das peças publicitárias da pré-camapanha de Mário Abrahim das redes sociais oficiais da prefeitura e das secretarias do município, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, limitada a R$ 25 mil.

“A propaganda eleitoral visa garantir o equilíbrio da disputa e a liberdade de escolha do eleitor, preservando a normalidade e legitimidade do poder de sufrágio popular,”

explicou a juíza Joseilda Pereira Bilio.

Todas as mídias divulgadas pelos órgãos oficiais foram apagadas das redes e, segundo a assessoria do Prefeitura de Itacoatiara, o evento foi realizado, mas houve apenas uma mudança de local.

“Assim como está na decisão e conforme art.36 §1o da Lei n. 9.504/97, o evento foi realizado. Não mais no estacionamento do centro de eventos e nem em suas dependências. O evento aconteceu no mesmo dia e hora sem nenhuma ocorrência.

Leia mais:

Justiça suspende anúncios de pré-candidatura a reeleição de prefeito de Itacoatiara

TCE pede explicações à prefeitura de Itacoatiara sobre possíveis irregularidades no serviço de coleta de lixo

Prefeitura de Itacoatiara gastará milhões em licitação para pavimentação do município

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *