Que o açaí é uma delícia todo amazônida já sabe. O curioso é que, agora, o mundo todo já sabe também, pois a bebida feita a partir do fruto da palmeira amazônica ganhou o gosto dos consumidores de vários países.
De acordo com a empresa Oakberry, rede brasileira de fast food saudável, com foco em açaí, os sabores e gostos mais consumidos em cada país são variados, mas sempre crescentes.
Exportação do açaí bate recorde
Não é para duvidar, pois na lista de alimentos mais ricos do Brasil, o açaí chegou a crescer em exportação 15 mil por cento em dez anos, passando de 41 toneladas exportadas em 2011 para o recorde de 5.937 toneladas em 2020. Em apenas um ano, entre 2019 e 2020, o crescimento foi de 51%. Esses números confirmam que o fruto, muito consumido no Brasil, ganhou visibilidade e o gosto dos estrangeiros.
Com diferentes jeitos de usar a fruta, o mais comum é oferecer a bebida em tigelinhas, com alguns complementos, como banana, granola e leite ninho – sabores mais pedidos no Brasil, segundo a Oakberry.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, segundo lugar no consumo do fruto, os complementos mais pedidos são banana, granola e manteiga de amendoim.
Espanha
Na Espanha, o açaí com coco, que está entre os maiores produtos produzidos no Estado da Bahia, é um dos toppings mais pedidos no país, junto com a granola e a amêndoas.
Arábia Saudita
Já na Arabia Saudita, os sabores mais consumidos são açaí com granola e a manteiga de amendoim.
Malta
Em Malta, o blueberry se tornou a combinação favorita, juntamente com a granola e o morango.
Austrália
E por fim, na Austrália, recém aposta da empresa, os pedidos que mais saem são morango, banana e granola – bem parecido com Brasil.
Açaí
O açaí é um fruto que cresce nas palmeiras da região amazônica. É considerado um superalimento por ser uma fonte calórica, rica em antioxidantes e nutrientes com poder anti-inflamatório. nome científico é Euterpe oleracea.
O açaí é rico em prolifenóis, principal, ente antocianinas, e alguns estudos indicam que apresenta maior quantidade destes antioxidantes do que nas amoras e mirtilos, por isso o consumo frequente do açaí em conjunto com uma dieta equilibrada pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, pois previne o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imune.
O fruto do açaí é utilizado para fazer bebidas, geleias, doces e sorvetes, podendo ser comprado em forma de fruto, polpa congelada ou suplemento nutricional em supermercados ou lojas de produtos naturais ou lojas online.
Quais os benefícios do açaí para a saúde?
- Previne o envelhecimento precoce
- Fortalece o sistema imune
- Melhora a saúde do coração
- Melhora o funcionamento do intestino
- Protege contra alguns tipos de câncer
- Fornece energia para o corpo
- Reduz a inflamação e melhora o fígado gordo
- Combate a anemia
- Exerce efeito protetor contra o enfisema pulmonar
- Evita doenças neurodegenerativos
Como preparar o açaí
Para preparar o açaí de forma saudável, pode-se bater no liquidificador 100 g de polpa de açaí natural, 1 copo de água e um pouco de mel. Em seguida, também pode-se adicionar granola, aveia, amêndoa torrada ou outras frutas.
Açaí engorda?
Como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade.
Leia também:
Brasil é o maior exportador de ‘comida lícita’ no mundo
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱