O Banco Central (BC) comunicou, nesta quarta-feira (10), um novo vazamento de dados no Pix. Esta é a sexta ocorrência apenas neste ano, de acordo com o próprio órgão.
Desta vez, 39.088 chaves Pix registradas na 99Pay Instituição de Pagamento S.A., da instituição financeira 99Pay, vazaram. Os incidentes ocorreram entre 26 de junho e 2 de julho.
Em nota, o órgão afirmou que o incidente de segurança com dados pessoais dos clientes ocorreu devido a “falhas pontuais em sistemas” do 99Pay.
De acordo com o Banco Central, apesar do vazamento, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.
“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, reforçou.
Chaves vazadas
Segundo o órgão, pessoas que tiveram dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição.
“Nem o Banco Central nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, destacou em nota.
O Banco Central ainda informou que foram adotadas ações necessárias para a investigação detalhada do caso, reforçando que “serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.
Leia mais
Dupla que participou de furto a banco é procurada pela polícia no AM
Wilson Lima apresenta mercado de crédito de carbono do AM em agendas com Banco Mundial
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱