×
Projeto de Lei

Projeto prevê o plantio de uma árvore para cada nascimento de criança no Brasil

Proposta ainda será analisada pelo Senado

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê o plantio de uma árvore, ornamental ou frutífera, preferencialmente em área urbana, a cada registro de nascimento de criança nos municípios brasileiros. O texto institui o ”Projeto nasce uma criança, planta-se uma árvore”. A proposta segue para o Senado, caso não haja recurso para análise do Plenário da Câmara.

O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Pedro Lupion (PP-PR), para o Projeto de Lei 11040/18, do deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO). Originalmente, o projeto previa o plantio de uma árvore para cada criança nascida em hospital público.

“Restringir a iniciativa aos recém-nascidos que tiverem vindo à luz em hospitais públicos caracteriza violação do princípio da isonomia”,

observou Lupion.

A nova árvore deverá ser plantada conforme as regras de urbanismo vigentes. As famílias que participarem do projeto receberão o certificado “Criança Amiga da Natureza”, que incluirá a data de nascimento do filho e a do plantio da árvore com o nome da espécie vegetal.

Receberá ainda a titulação de “Cidade Amiga da Natureza” o município que aderir ao projeto. Se for preciso, o governo local poderá solicitar mensalmente aos cartórios de registro civil a lista completa dos nascimentos ocorridos.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Leia mais:

“O mundo olha muito a Amazônia pela copa das árvores”, diz Wilson Lima em defesa as ações voltadas para povos da região

“Qualquer pessoa ou empresa pode ter sua floresta na Amazônia”, revela CEO da Meu Pé de Árvore

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *