Manaus (AM) — A quatro dias do início das convenções partidárias, as movimentações políticas manauaras caminham para suas últimas definições, entre elas a escolha do vice que irá compor a chapa majoritária. Nesse cenário, o pré-candidato a Prefeitura de Manaus, deputado Roberto Cidade (União), pode ter Coronel Menezes (PP) como seu vice. A chapa majoritária poderia ter grande potencial eleitoral, mas fontes ligadas a caciques políticos negaram a definição e afirmaram que Menezes teria implantado a informação, por essa razão não se pronunciou sobre o assunto.
Na convenção partidária, filiados às legendas fazem a escolha dos candidatos a prefeito e vereadores que vão concorrer em outubro. Partidos podem escolher a data de seu evento dentro destes 15 dias, de 20 de julho à 5 de agosto, o último dia foi escolhido pela sigla de Roberto Cidade para realização do evento. Durante a realização das convenções, os candidatos também deverão apresentar os nomes que serão seus companheiros de chapa como vice.
O pré-candidato, que tem o apoio do atual governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), já possui várias alianças políticas, entre elas estão o Partido Progressista (PP), Republicanos, Podemos, Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Renovação Democrática (PRD) e Partido da Mulher Brasileira (PMB).
Nos bastidores, Coronel Menezes é visto como o vice ideal para Roberto Cidade. Próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Menezes tem grande popularidade entre os eleitores bolsonaristas e tem um público fiel de apoiadores em Manaus.
Em sua candidatura ao Senado em 2022, obteve 737.875 votos no Amazonas. Em Manaus, sua base mais forte, conquistou 544.262 votos, superando em mais do que o dobro os votos obtidos pelo senador reeleito Omar Aziz (PSD).
A possível aliança de Roberto Cidade com Coronel Menezes poderia trazer uma dinâmica para a corrida eleitoral. Menezes não apenas reforça a ligação de Cidade com o eleitorado bolsonarista, mas também agrega visibilidade à chapa.
Em março, ao ser questionado pelo Em Tempo sobre uma possível aliança com Roberto Cidade, Menezes afirmou que está aberto a diálogos, com exceção de uma pessoa. “Converso com TODOS, exceto com David Almeida, com ele não há diálogo”, enfatizou.
Para o cientista político Carlos Santiago, a aparição pública de Coronel Menezes e Roberto Cidade ainda no evento de pré-candidatura evidencia o poder do governador de juntar e formar novas alianças na capital amazonense.
“O governador Wilson Lima tem um arco de aliança política muito forte, que pode alavancar a pré-candidatura de Roberto Cidade, e dele ter não somente um candidato nas eleições da prefeitura, mas dois ou três, envolvendo inclusive Menezes e Capitão Alberto Neto”,
afirmou o cientista político.
Movimentações políticas
Nos últimos meses, Menezes participou de eventos partidários de Wilson Lima e de Roberto Cidade, o que reforçou a possível aliança entre Menezes e Cidade para Prefeitura de Manaus.
Apesar do apoio consolidado, as alianças partidárias continuam em movimentação, principalmente neste momento final de pré-campanha. A possibilidade também discutida é sobre o recuo do Partido Liberal (PL) para compor a chapa de Roberto Cidade. Caso o Capitão Alberto Neto, outro nome forte do PL, não aceite a posição de vice, outros candidatos do partido, como o Delegado Péricles e a deputada Débora Menezes, poderiam ser indicados para a vaga.
Leia mais:
Pesquisa aponta que Coronel Menezes lidera intenção de votos para vereador em Manaus
Coronel Menezes denuncia vazamento de áudios adulterados e divulgação de vídeo
Pré-candidatura de Roberto Cidade é confirmada em reunião de lideranças do União Brasil
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱