O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atraiu todas as atenções durante um evento de campanha do deputado federal Alexandre Ramagem, pré-candidato do PL à Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ), nesta quinta-feira (18).
Os dois aliados estiveram juntos no primeiro ato público desde que veio à tona a gravação de uma reunião entre Bolsonaro, Ramagem, o general Augusto Heleno (então ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o GSI) e duas advogadas do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em 2020.
De acordo com a Polícia Federal (PF), o encontro teria servido para que fosse discutida uma espécie de blindagem de Flávio, que era alvo de investigações sobre a prática de “rachadinha” em seu gabinete parlamentar, quando ainda era deputado estadual pelo Rio de Janeiro.
A gravação da reunião teria sido feita por Ramagem, de acordo com a PF. As investigações apuram a suposta utilização da Agência Brasileira de Inteligência (Abin, então comandada por Ramagem) para monitorar e espionar políticos, parlamentares, agentes públicos, jornalistas e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O caso ficou conhecido como “Abin paralela”.
No ato da pré-campanha de Ramagem, nesta quinta, no bairro da Tijuca (zona norte do Rio), Bolsonaro voltou a insinuar, sem apresentar provas, que a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022 foi irregular.
“Eu repito: quem fez o meu divórcio [da Presidência da República] em 2022 não foi a população brasileira”, disse o ex-presidente.
Bolsonaro relembrou o fato de não ter passado a faixa presidencial a Lula, que tomou posse em 1º de janeiro de 2023. Poucos dias antes do encerramento de seu mandato no Planalto, o ex-presidente deixou o Brasil e partiu para uma espécie de “exílio voluntário” nos Estados Unidos.
“Não estive em comunidade aqui reunido com traficantes. Eu não recebi, e jamais receberia, a dama do tráfico em meu gabinete em Brasília”, acusou Bolsonaro. “Alguns achavam que eu deveria passar a faixa para aquele cara. Eu não passo a faixa para ladrão”, completou.
*Com informações do site infomoney
Leia mais:
Wilson Lima se reúne com Bolsonaro para fazer parceria nas eleições municipais em Manaus
Ramagem diz que tinha aval de Bolsonaro para realizar gravação
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱