Manaus (AM) — Responsável por presidir as eleições em Manaus, o juiz eleitoral Rafael Rodrigo da Silva Raposo, solicitou reforço nacional na segurança durante o processo democrático que ocorrerá nos próximos meses. O pedido foi enviado ao desembargador João Simões, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), nesta sexta-feira (19).
Entre os motivos que justifiquem o pedido de reforço, Rafael destaca: “expressivo aumento do número de homicídios e crimes na localidade; redução no quantitativo de policiais civis; reduzido efetivo de policiais militares”.
De acordo com Raposo, as zonas eleitorais na capital amazonense “abrangem bairros que sofrem por conta das ameaças de criminosos e pela presença de representantes de facções criminosas”.
Conforme apontado pelo juiz, há deficiências no atual sistema de segurança pública que atua em Manaus. Em relação à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), existe “grande déficit de pessoal, ante a redução de efetivo e a baixa possibilidade de que ele seja reposto”.
Sobre a Polícia Militar (PMAM), “segundo informação noticiada no sítio da Assembleia Legislativa, em 16/4/2024, o contingente policial precisa acompanhar o crescimento populacional, e dados da série histórica do censo populacional, por Estado e cidades, comprovam a defasagem no Amazonas”, enfatizou.
A equipe do Em Tempo entrou em contato com a PC-AM e PMAM para verificar quais medidas estão sendo tomadas para reforçar o contingente de profissionais de segurança durante o pleito municipal. Em nota, Polícia Militar informou que atua com o reforço no policiamento nas eleições e que a corporação está participando de reuniões, coordenadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), para tratar do planejamento e logística operacional do pleito municipal deste ano. A PC-AM ainda não deu retorno à reportagem.
Agora, é esperado que a solicitação seja enviada por João Simões ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deverá requisitar os agentes das forças federais, conforme prevê as regras eleitorais.
Leia mais:
Festival de Parintins 2024: Segurança Pública envia viaturas para fortalecer policiamento
MPAM apura uso político da segurança pública por parte da deputada estadual Débora Menezes (PL)
Brasil fica atrás de países do G20 em segurança pública
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱