×
Invasão

Nova ocupação irregular é desmobilizada na Zona Leste de Manaus

Essa é a sexta desmobilização deste ano, na área da Suframa, destinada às empresas

Uma invasão na área verde da União, situada na avenida Flamboyant, bairro Distrito Industrial 2, na Zona Leste de Manaus, foi desmobilizada, nesta quinta-feira (8), após operação de reintegração de posse.

Essa é a sexta desmobilização deste ano, na área da Suframa, destinada às empresas. As outras operações ocorreram nos dias 31 de maio, 15 e 19 de junho, e 2 e 18 de julho de 2024, em outras localidades.

A nova ocupação irregular começou no mês de maio e desmatou uma área extensa, correspondendo a 22 hectares, na comparação, uma extensão que equivale a cerca de 20 campos de futebol.

Para retirar as pessoas do local, a operação de reintegração de posse precisou da cooperação entre forças municipais, estaduais e federal, mobilizando agentes da Polícia Federal, Justiça Federal, Polícia Militar (Rocam e do Batalhão de Choque), Polícia Civil, Cavalaria e órgãos ambientais do Estado e do município.

Antes da operação, os ocupantes da área protegida por Lei foram notificados com antecedência a deixar a localidade.

O terreno invadido é destinado à Suframa e, segundo o órgão, ele será utilizado para expansão do Polo Industrial de Manaus (PIM), com foco na geração de emprego e renda na Zona Franca de Manaus (ZFM).

De acordo com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, além de passar maior segurança aos investidores, a “devolução” do terreno à União tem como “pano de fundo” gerar emprego, renda, oportunidade, qualificação profissional e fomentar o desenvolvimento na região.

“É um espaço garantido por Lei para que novas empresas possam se instalar e para aquelas que planejam expandir os negócios. Ações como esta dão segurança a esses investidores e tendem, cada vez mais, a gerar emprego, renda, oportunidade, qualificação profissional e fomento ao desenvolvimento na região. Sem falar nos impactos ambientais causados pelas derrubadas das árvores e queimadas, que podem ser evitados”, salientou o superintendente.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Invasão em área ambiental na Zona Norte de Manaus é desocupada

Aumento de ‘invasões’ de terra em Manaus, durante ano eleitoral, preocupa especialistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *