×
Pesquisa

Cientistas criam tratamento contra diabetes tipo 2 sem uso de drogas e insulina

A técnica experimental utiliza ultrassom para controlar a glicose

Diabetes tipo 2
O tratamento demonstrou resultados promissores e não deve exigir o uso de medicações adicionais. - Divulgação

Para combater a doença, a diabetes tipo 2, uma equipe de cientistas desenvolveu um tratamento com ultrassom que descarta a necessidade de injetar o hormônio ou utilizar medicamentos. Os resultados foram publicados em 31 de março na revista Nature Biomedical Engineering.

O ultrassom foi utilizado para estimular vias neurometabólicas específicas no corpo do paciente, prevenindo ou revertendo o aparecimento da diabetes.

Ao todo, os pesquisadores testaram o invento em três modelos pré-clínicos diferentes, medindo o efeito do tratamento na glicose no sangue.

Embora já tenhamos uma grande variedade de medicamentos antidiabéticos disponíveis para tratar altos níveis de glicose, estamos sempre procurando novas maneiras de melhorar a sensibilidade à insulina na diabetes”, explica Raimund Herzog, líder de laboratório da Escola de Medicina de Yale, nos Estados Unidos, que realizou o estudo junto a outras instituições.

Os pesquisadores utilizaram um tipo de tecnologia chamada estimulação de ultrassom com foco periférico (da sigla em inglês, pFUS) para modular uma via nervosa entre o fígado e o cérebro, evitando ou atenuando estados de hiperglicemia em modelos com diferentes espécies de animais.

O canal iônico TRPA1, como é chamado, mostrou-se essencial na reprodução dos estímulos do ultrassom dentro do “circuito de controle do metabolismo” das cobaias, segundo os pesquisadores.

O tratamento demonstrou resultados promissores e não deve exigir o uso de medicações adicionais.

A equipe espera agora realizar testes de viabilidade em humanos diabéticos para aproximar a medicina de uma realidade na qual não haverá mais necessidade de injetar a insulina e nem tampouco realizar testes de glicose no sangue dos pacientes. Só o tipo 2 da doença atinge cerca de 90% das pessoas com diabetes, segundo a SBD.

Se nossos ensaios clínicos em andamento confirmarem a promessa dos estudos pré-clínicos relatados neste artigo, e o ultrassom puder ser usado para reduzir os níveis de insulina e glicose, a neuromodulação do ultrassom representaria uma adição emocionante e totalmente nova às opções atuais de tratamento para nossos pacientes”, conta Herzog, em comunicado.

*Brasil Amazonia Agora

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Diabetes causa fraqueza? Entenda

Estudo revela que 26% dos brasileiros poderão estar acima do peso em 2030

Pandemia afetou saúde de mulheres que possuem entre 50 e 70 anos

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

  1. Muito boa reportagem, maravilha Glória DEUS, DEUS abençoe esses cientistas para que eles consigam ser bem sucedidos nessa descoberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *