×
melhor colocação

Amazonas lidera ranking de competitividade entre os estados do Norte

Ranking traz para o público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública

Foto: Reprodução

A 13º Edição do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (21), revelou que o Amazonas lidera entre os estados do Norte do país com a melhor colocação.

Ocupando a 11ª posição, o estado subiu três colocações em relação ao ano anterior, onde ocupa o 2º lugar em Inovação, a 4ª colocação em Solidez Fiscal e 8º lugar em Eficiência da Máquina Pública.

De 2016 até 2024, o Amazonas subiu seis posições em média. O Governador Wilson Lima comemorou o resultado nas redes sociais.

“Seguiremos trabalhando para que o Amazonas avance e figure nos próximos anos entre os estados mais competitivos do país”, disse ao CNN.

Ranking de Competitividade

O Ranking de Competitividade dos Estados tem como objetivo principal alcançar um entendimento mais profundo e abrangente das 27 unidades da federação.

Ele traz para o público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus Estados.

Ao mesmo tempo, o Ranking de Competitividade dos Estados pode representar também uma ferramenta bastante útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos, ao estabelecer critérios de atratividade em bases relativas entre os Estados, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento.

Para definir a estrutura, composição e a metodologia de cálculo do Ranking de Competitividade dos Estados, foi empreendido um amplo estudo da literatura acadêmica especializada, bem como da experiência nacional e internacional na confecção de rankings de competitividade.

Como resultado final, foram selecionados os indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos Estados brasileiros, distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *