Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um confronto entre garimpeiros e agentes da Polícia Federal (PF), em Humaitá (distante 591 quilômetros de Manaus), nesta quarta-feira (21).
Segundo informações preliminares, a “Operação Prensa”, da PF e que conta com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), iniciou, na terça-feira (20), e já destruiu, em dois dias, 200 dragas de garimpo que estavam espalhadas pelo Rio Madeira.
Na tarde desta quarta-feira, os agentes da PF foram atacados por garimpeiros no momento em que estavam atracando as embarcações em um porto do município.
Durante a confusão, os garimpeiros atiraram bombas e rojões para tentar de destruir as lanchas da polícia, mas não conseguiram. O grupo também ateou fogo na entrada do porto. Já os agentes responderam com tiros de balas de borracha, o que ocasionou na fuga dos garimpeiros. A previsão é de que operação dure pelo menos mais 10 dias.
O Em Tempo entrou em contato com a PF para obter um posicionamento sobre o assunto, mas até o momento, não houve retorno.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱