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Como construir credibilidade para conquistar o primeiro emprego

Neste artigo, trazemos estratégias que podem ser adotadas na direção de construir credibilidade para obtenção de oportunidades rumo ao primeiro emprego

A busca do primeiro emprego costuma ser um momento permeado por muitas dúvidas e dificuldades. Quase sempre, as vagas disponíveis no mercado de trabalho exigem experiência e esta exigência acaba por preocupar e frustrar muitos jovens que frequentemente se questionam sobre como quebrar esta barreira.

Neste artigo, trazemos estratégias que podem ser adotadas na direção de construir credibilidade para obtenção de oportunidades rumo ao primeiro emprego.

1. Seja um Aluno Exemplar

A sala de aula é nosso primeiro espaço “profissional”. É nela que sinalizamos nosso compromisso, responsabilidade, dedicação, disciplina e abertura ao aprendizado e experiência. A sala de aula é também um lugar de conexões para o presente e futuro. Nunca sabemos o que o futuro nos reserva e aquele que é um colega hoje pode ser alguém à frente de um negócio ou empresa no futuro.

Os professores são também atores fundamentais neste processo de construção de nossa carreira e podem agir como testemunhas e articuladores de oportunidades do primeiro emprego a depender da imagem que sinalizamos aos mesmos.

Além disto, ter um histórico escolar com excelentes notas pode também ser um critério de contratação para oportunidades de trabalho e estudos em outro nível de ensino. Por isto, esforçar-se para ser um aluno aplicado pode até não garantir um futuro brilhante, mas, certamente não lhe prejudicará, porque o conhecimento é uma grande riqueza.

2. Participe de um Programa de Menor Aprendiz

O Programa Menor Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal, estabelecido pela Lei nº.10.097/2000, regulamentada pelo Decreto n° 9.579/2018 que cria oportunidades tanto para o aprendiz (jovens entre 14 e 24 anos) quanto para as empresas.

Para as empresas há uma obrigatoriedade de oferta de cota de aprendizes fixada entre 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional.

Para os adolescentes e jovens representa uma oportunidade de inclusão social e de desenvolvimento de habilidades para entrar no mundo corporativo.

Em Manaus, os interessados podem buscar estas oportunidades nos sites do CIEE, SENAI, Sindicatos das Cooperativas, IEL.

No Programa de Aprendizagem há remuneração e garantia de diversos direitos trabalhistas como auxílio transporte, férias remuneradas, 13º salário, FGTS, seguro desemprego, benefícios.horária de um programa de menor aprendiz não pode ultrapassar 6 horas por dia e 30 horas semanais, caso o estudante já tenha concluído o ensino fundamental, essas horas podem ser estendidas para 8 horas diárias, mas somente se estiverem incluídas atividades teóricas durante a jornada.

3. Participe de um Programa de Estágio Remunerado ou Não-Remunerado

O estágio remunerado, no âmbito do STJ, destina-se aos estudantes de nível médio e superior matriculados em instituições de ensino pública e privada, incluindo as de educação profissional e especial. Busca propiciar ao estudante, complementação de ensino e aprendizagem e é amparado pela Lei nº. 11.788 de 25/9/2008 e Instrução Normativa STJ/GP nº. 6 de 1º/3/2019.

No estágio remunerado há uma remuneração (bolsa-estágio ou bolsa-auxílio) em troca do trabalho do estagiário na empresa ou organização.

Também há o oferecimento de um auxílio-transporte. Em média, a carga horária de um programa de estágio fica entre 4 a 6 horas por dia. O estágio não-remunerado costuma seguir a mesma carga horária e enfoque pedagógico, porém, sem remuneração.

Na busca de uma oportunidade de estágio é importante priorizar pela participação em processos seletivos em instituições que possuam real chance de contratação. Esta é uma pergunta que pode ser feita no momento da entrevista de do processo seletivo.

Atuar em uma organização com possibilidades de contratação é fundamental para garantir o primeiro emprego, pois o tempo máximo de atuação não pode ultrapassar dois anos na mesma empresa. Quando o estudante não tem este cuidado na escolha da empresa, acaba por esgotar seu tempo de estágio ou menor aprendizagem em ambientes que não poderão efetivar sua mão-de-obra.

Geralmente, instituições públicas e bancárias não possuem esta chance, pois tem como forma de ingresso oficial os concursos públicos. Com raras exceções há chance de contratação para cargos comissionados ou trabalhos tercerizados.

4. Participe de Eventos Acadêmicos

As escolas e universidades estão repletas de eventos dos quais os estudantes podem participar de maneira gratuita, inclusive: de feira de ciências, exposições de empreendedorismo, clubes literários, encontros científicos, competições esportivas, festivais folclóricos, congressos, núcleos de práticas acadêmicas, dentre outros.

Muitos destes eventos abrem inscrições para que os alunos atuem como organizadores, expositores, competidores, recepcionistas e até palestrantes. Comporte-se como um acadêmico aberto às experiências e eventos do meio acadêmico e torne-se um protagonista neste processo.

5. Seja um monitor de turma

A monitoria é a modalidade de ensino-aprendizagem destinada aos alunos regularmente matriculados no ensino superior com interesse em desenvolver habilidades e competências para a docência, mediante, o desempenho de atividades ligadas ao ensino, possibilitando a experiência da vida acadêmica, por meio da participação em diversas funções da Faculdade e auxílio no planejamento e desenvolvimento das aulas vinculadas à disciplina escolhida pelo aluno.

É o processo no qual alunos auxiliam alunos no contexto ensino-aprendizagem com orientação e acompanhamento do professor titular da disciplina.

A participação em programa de monitoria, além de constituir-se em uma forma de aprofundar os conhecimentos acadêmicos adquiridos durante a formação do aluno, representa também a oportunidade de desenvolver uma séria de competências demandadas no mundo do trabalho, a saber: a comunicação oral, o planejamento, a disciplina, o trabalho em equipe, a gestão de conflitos e a liderança.

6. Seja um representante discente

A representatividade discente é um dos pilares do funcionamento de uma gestão democrática nas instituições de ensino. É uma possibilidade disponível a alunos dos mais variados níveis de ensino.

A escolha do representante discente se dá de forma livre, por seus pares. Para tal, é fundamental demonstrar compromisso com a vida acadêmica, iniciativa, organização, liderança.

Por vezes, percebemos nas salas de aula um razoável desinteresse dos alunos pelo papel de representante de turma, o que acaba por gerar a reeleição de representantes anteriores ou até mesmo a formação de chapa única. Isto nos preocupa, pois a representatividade discente, assim como a monitoria, configuram-se como grandes oportunidades de visibilidade e desenvolvimento de competências.

Lembro-me da minha vida como universitária no curso de Administração, lá na Universidade Paulista, período em que fiz questão de atuar como representante de turma em mais de um semestre, outras vezes como vice. Inevitavelmente, o representante de turma e o monitor são atores que passam a ter um envolvimento com o funcionamento da instituição, através das reuniões com o corpo diretivo e professores, estão em evidência, e esta evidência por sua vez, projeta a imagem dos mesmos.

Aconteceu comigo, fui eleita juramentista do curso e imediatamente a colação de grau, tornei-me professora universitária da Faculdade, não apenas pelas relações que travei com o corpo diretivo, mas também pelas excelentes notas que possuía no meu histórico acadêmico.

7. Aproxime-se do conselho da sua profissão

Qualquer que seja a sua área de atuação, saiba que sua profissão é amparada por um conselho e que ainda que o mesmo não seja um conselho ativo e de grande visibilidade local, é um lugar em que você poderá conhecer profissionais do seu campo.

Registre-se como estudante no conselho, acompanhe o cronograma de eventos, participe tanto de forma on-line quanto presencial, atue na organização dos mesmos se houver chances e apareça para os colegas de profissão e para o mercado de trabalho, faça network, projete sua imagem e abra portas.

8. Realize trabalhos voluntários

Caso o programa de aprendizagem e o programa de estágio não tenham resultado em uma vaga de emprego, ainda há uma alternativa: o trabalho voluntário.

Em todas estas relações que vamos travando no ambiente acadêmico, certamente tomaremos conhecimento de ramos de negócios e empresas com as quais nos identificamos. Busque os sites destas instituições, procure saber sobre vagas de trabalhos voluntários.

Fale com professores e profissionais de mercado de sua rede de contato que possam lhe auxiliar nesta busca e encontro. Reserve tempo na sua rotina para aprender e viver o dia-a-dia de um cargo e tarefa. Seja flexível e apresente-se para o mundo como alguém que quer crescer.

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