Paulo Ricardo Brito Barbosa, de 24 anos, foi preso em flagrante na madrugada deste domingo (6) em Itacoatiara (município a 175 quilômetros de Manaus), por suspeita de compra de votos a favor de uma candidata a vereadora do município.

A polícia encontrou com o homem seis “santinhos” da candidata Pastora Darcley Melo (PRD) e R$ 250,00.

O homem foi abordado por volta de 00h20 por policiais militares que faziam ronda ostensiva para a prevenção e repressão a crimes. Paulo estava em um posto de combustível na Avenida Parque, no Centro de Itacoatiara.

O suspeito disse à polícia que recebeu o dinheiro de uma mulher identificada apenas como Raíssa, que é apontada como secretária da candidata, para que repassasse para amigos e familiares.

Ele disse que, no momento em que foi abordado pelos agentes, estava no local à espera de um amigo para repassar o valor e um “santinho”.

Crimes eleitorais

“Os crimes eleitorais são infrações que comprometem a integridade do processo eleitoral. A tipificação penal visa proteger a autenticidade do processo, garantir a liberdade eleitoral e manter padrões éticos nas atividades eleitorais.”

A legislação eleitoral proíbe “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer a abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”.

Eleitores que presenciarem ou tiverem conhecimento de um crime eleitoral podem fazer a denúncia pelo site do Ministério Público Eleitoral (MPE), ou à autoridade judiciária da zona eleitoral.