O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) faz parte da comitiva, com 37 deputados federais brasileiros, que planeja viajar para os Estados Unidos (EUA), para participar da posse de Donald Trump, eleito presidente do país nesta semana.
A cerimônia de posse está agendada para o dia 20 de janeiro de 2025, em Washington, DC. O evento será organizado pelos deputados brasileiros Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF), ambos reconhecidos por seu apoio a Donald Trump e por suas posições alinhadas com pautas conservadoras.
Embora não seja incomum a presença de uma iniciativa brasileira na posse presidencial dos EUA, os parlamentares envolvidos destacam a relevância estratégica desse engajamento, especialmente entre aqueles que veem em Trump um aliado dos valores defendidos pelo setor conservador no Brasil.
Capitão Alberto Neto usou as redes sociais para celebrar o resultado das eleições nos Estados Unidos e ressaltou que a vitória de Trump “é a prova de que o povo sabe corrigir através do voto as perseguições de um sistema sórdido e corrupto que vai contra aqueles que querem realmente defender os interesses do povo.”
Em outra publicação, o deputado federal do Amazonas, Alberto Neto (PL), publicou uma montagem dos presidentes da direta eleitos em diferentes países e faz menção de uma possível vitória do ex-presidente Bolsonaro para presidente do Brasil em 2026.
“Que nossa nação retome o seu destino de grandeza, para que seu povo volte a se orgulhar de sua história e de seus valores, sem a mácula da censura e do abuso de autoridade, com liberdade e segurança para todos”, disse.
Após vitória de Trump, aliados apontam que Bolsonaro expressou a vontade que deve seguir com a tentativa de obter seu passaporte com o STF para ir à posse de Trump.
Neste momento, entretanto, as restrições decorrentes da investigação ainda estão vigentes e se não tiver nenhuma mudança, ele não pode ir à cerimônia em Washington.
Lista de deputados que demonstraram interesse em comparecer à posse de Trump:
- Capitão Alberto Neto (PL-AM)
- Paulo Bilynskyj (PL-SP)
- Gustavo Gayer (PL-GO)
- Zé Trovão (PL-SC)
- Capitão Alden (PL-BA)
- Fernando Máximo (União-RO)
- Mayra Pinheiro (PL-CE)
- Giovani Cherini (PL-RS)
- Cristiane Lopes (União-RO)
- Coronel Ulysses (União-AC)
- Daniela Reinehr (PL-SC)
- Rodolfo Nogueira (PL-MS)
- Delegado Caveira (PL-PA)
- Dayany Bittencourt (União-CE)
- Coronel Fernanda (PL-MT)
- Fernando Rodolfo (PL-PE)
- Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
- Coronel Meira (PL-PE)
- Marcelo Moraes (PL-RS)
- Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
- Carla Zambelli (PL-SP)
- Pastor Marco Feliciano (PL-SP)
- Vermelho Maria (PL-PR)
- Silvia Waiãpi (PL-AP)
- José Medeiros (PL-MT)
- Daniel José (Podemos-SP)
- Pedro Lupion (PP-PR)
- Maurício Marcon (Podemos-RS)
- Gilvan da Federal (PL-ES)
- Evair de Melo (PP-ES)
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
- Messias Donato (Republicanos-ES)
- Sargento Gonçalves (PL-RN)
- Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
- Bia Kicis (PL-DF)
- Filipe Barros (PL-PR)
- Rodrigo Valadares (União-SE)
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱