Mais de 27 mil Carteiras de Identidade Nacional (CINs) estão aguardando retirada nos postos de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) do Amazonas, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM). Até outubro de 2023, o estado emitiu cerca de 526.505 documentos, mas uma quantidade considerável de solicitantes ainda não foi buscar a sua CIN.
A nova carteira, que começou a ser emitida gratuitamente em maio de 2023, gerou grande demanda, mas também um número significativo de pessoas que não compareceram para retirar seus documentos. O PAC Via Norte lidera com 3.350 carteiras pendentes, seguido pelo PAC Shopping Leste com 3.244 e PAC Alvorada com 3.094.
O diretor do IIACM, perito Mahatma Porto, enfatizou a importância de retirar o documento. “Mais de 27 mil carteiras continuam nos PACs aguardando seus responsáveis. Aconselhamos que quem solicitou a CIN acompanhe o status pelo site e retire o quanto antes”.
Como retirar a CIN
A SSP-AM orienta ao cidadão que já solicitou a sua CIN, que pode e deve realizar o acompanhamento da emissão do documento no mesmo site em que realizou o agendamento. O link está disponível no site da SSP-AM na aba “Agendamento da Nova Carteira de Identidade Nacional” e depois clique na aba “acompanhar atendimento”.
Após a confirmação de que o documento está impresso, o cidadão deve se deslocar ao PAC onde solicitou o documento e fazer a retirada.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱