A Prefeitura de Manaus faz um apelo urgente aos pais de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para que levem seus filhos a uma das 69 salas de vacinação contra a dengue. O objetivo é garantir proteção contra formas graves da doença, especialmente no período de maior risco de transmissão.
Desde o início da vacinação, em fevereiro do ano passado, 93.154 jovens já foram imunizados, atingindo 57,25% da meta de vacinação. A vacina, chamada Qdenga, é administrada em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.
As unidades de saúde estão oferecendo a vacina nos seguintes horários:
- Horário regular: das 8h às 17h.
- Horário ampliado: das 7h às 20h.
- Sábados: das 8h às 12h.
A Clínica da Família Carmen Nicolau, localizada na zona Norte, também oferece vacinação aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Para mais informações sobre locais e horários, acesse o site da Semsa.
O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destaca que vacinar é uma estratégia eficaz para evitar que a dengue evolua para formas mais graves. Ele também fornece orientações importantes:
- Se a criança ou adolescente teve diagnóstico confirmado de dengue, deve-se aguardar seis meses para iniciar a vacinação.
- Caso a infecção ocorra após a primeira dose, a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após o desaparecimento dos sintomas.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱