O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que proíbe mulheres trans de cumprirem penas em presídios femininos. A medida determina a transferência obrigatória dessas pessoas para cadeias masculinas.
O decreto é válido para os presídios federais do país, onde atualmente estão detidas cerca de 1,5 mil mulheres trans. A decisão tem gerado debates e críticas de organizações de direitos humanos, que apontam riscos de violência e vulnerabilidade dessas pessoas em ambientes masculinos.
A política retrocede em relação a normas anteriores, que permitiam que pessoas trans fossem alocadas em presídios compatíveis com a identidade de gênero, com base em avaliações individuais de segurança e vulnerabilidade.
Imigrantes ilegais e primeiras deportações
Os primeiros aviões com imigrantes ilegais detidos começaram a sair dos Estados Unidos, informou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, no X, antigo Twitter, na sexta-feira (24).
“Os voos de deportação começaram”, afirmou Leavitt, ao compartilhar imagens de imigrantes em fila, algemados, embarcando em um avião militar do país.
Segundo a porta-voz, 538 “imigrantes ilegais criminosos” foram presos desde a posse de Donald Trump, na última segunda-feira (20), incluindo um suspeito de terrorismo, quatro membros da gangue venezuelana Tren de Aragua e “vários ilegais condenados por crimes sexuais contra menores”. Ainda de acordo com Leavitt, “centenas de imigrantes ilegais criminosos” foram deportados em aeronaves militares.
*Com informações do SBT News
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱