O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou uma operação, na quarta-feira (29), para combater crimes ambientais envolvendo animais silvestres no município de Pauini, interior do Amazonas.
De acordo com o delegado Gustavo Kallil, da 63ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), a ação foi iniciada após denúncias que indicaram a existência de uma chácara onde ocorria a captura e manutenção ilegal de macacos silvestres de várias espécies.
“No local, encontramos mais de dez macacos de diferentes espécies, sendo que alguns já haviam morrido. Eles estavam amarrados com cordas e pedaços de ferro. Durante a operação, o ICMBio e o Ibama foram acionados para realizar o resgate dos animais, e ao todo, seis macacos foram resgatados”, explicou o delegado.
Os macacos resgatados foram encaminhados a um centro de reabilitação de animais em Rio Branco, no Acre.
Além disso, os responsáveis pela manutenção dos animais em condições de maus-tratos foram detidos e levados à delegacia. Eles responderão por crimes ambientais e permanecem à disposição da Justiça.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱