O post da organização do Oscar dedicado à vencedora da categoria de melhor atriz, Mikey Madison está indisponível para usuários brasileiros.
Após os relatos nas redes sociais que questionavam se a Academia teria feito um suposto “bloqueio” do conteúdo para os brasileiros, o g1 verificou que há, ao menos, cinco posts sobre vencedores do Oscar que estariam visíveis somente nos Estados Unidos.
O g1 entrou em contato com a Academia sobre a diferença entre os feeds, mas não obteve retorno até a mais recente atualização deste texto.
A equipe de reportagem também acionou a Meta, responsável pelo Instagram, para entender se é possível restringir o alcance de posts para determinados países, mas não obteve retorno.
O Instagram da Academia visto pelos brasileiros amanheceu com a seguinte sequência de imagens:
- O cartaz de Anora, vencedor de melhor filme;
- A foto de Adrian Brody, ganhador do prêmio de melhor ator;
- E, na sequência, Paul Tazewell e Bowen Yang, premiados por melhor figurino.
Brasileiros questionam a ausência das imagens dos vencedores de melhor filme, melhor atriz e até mesmo de Walter Salles, que recebeu a estatueta por “Ainda Estou Aqui”.
Posts ausentes no Instagram no Brasil
As redes sociais amanheceram repletas de memes e comemorações pela vitória de Ainda Estou Aqui, filme que garantiu ao Brasil seu primeiro Oscar. Em meio aos posts, alguns usuários brasileiros estranharam que o perfil da Academia não havia publicado a imagem de alguns vencedores.
Ainda no início da manhã, começaram a circular prints das imagens publicadas, acompanhadas da alegação de que só estariam visíveis nos Estados Unidos, o que foi confirmado pela reportagem do g1.
A pedido do g1, brasileiros que têm contas na rede social e vivem na Europa e na Oceania também não conseguiram visualizar os posts, que estavam visíveis para pessoas nos EUA.
Veja a diferença:
- Quem vê o Instagram do Oscar no Brasil
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/5/I/BPBr3WTpSa6ERwdjH11g/ptbr.jpg)
- Quem vê o Instagram do Oscar nos Estados Unidos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/g/m/bkTrgbT5aeSzwEWPRwZA/oscar-eua.jpg)
Brasileiros nas redes do Oscar: elogios e hate
Os comentários, likes e compartilhamentos do público brasileiro foram uma marca ao longo da campanha do Oscar. Após a brasileira Fernanda Torres perder a estatueta de melhor atriz para Mikey Madison, brasileiros criticaram em massa os organizadores em posts nas redes sociais.
Antes, a crítica de brasileiros já tinha sido registrada um episódio contra Karla Sofía Gascón, protagonista de “Emilia Pérez”. A atriz espanhola “pediu ajuda” para lidar com ataques na internet. “Fernanda, por favor, um abraço. Te amo muito. Me ajuda com essa galera”, brincou Gascón em entrevista ao g1.
Driblando o ‘post invisível’ no Brasil
Nos comentários do vídeo de Mikey Madison visível nos EUA, apesar do “bloqueio”, há comentários em português questionando a Academia pela medida e anunciando que os brasileiros conseguiram dar um jeitinho para acessar o conteúdo.
“Não adianta bloquear o acesso porque a gente sempre vai dar um jeito. Até parece que não conhece nosso famoso jeitinho brasileiro”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/L/GjeDntQyeBrQoLnjJZCA/imagem-de-anora.jpg)
(*) Com informações do g1
Leia mais: Brasileiros comemoram vitória de Ainda Estou Aqui no Oscar
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱