O governador Wilson Lima reforçou a importância da união com os municípios para avanços no saneamento básico, especialmente no tratamento de água e coleta de esgoto, durante o 2º Workshop sobre Regionalização dos Serviços de Saneamento Básico, nesta quinta-feira (13/03). Ele destacou as medidas adotadas pelo Governo do Amazonas para fortalecer o setor, melhorando a qualidade de vida, bem-estar e saúde da população.
“O saneamento básico é um desafio porque poucos veem resultados a curto prazo, mas ele é fundamental para a qualidade de vida e saúde das pessoas”, afirmou Wilson Lima. Ele ressaltou a necessidade de políticas públicas alinhadas com o Governo Federal e a divisão de responsabilidades entre os entes para universalizar o serviço.
O governador citou o novo Marco do Saneamento Básico e a Lei da Microrregião de Saneamento Básico (MRSB), sancionada em janeiro, que permite aos municípios receber recursos federais e trabalhar em conjunto com o Estado. O workshop, organizado pela Sedurb, UGPE e Cosama, reuniu prefeitos e representantes de todos os municípios do Amazonas.
O novo modelo de regionalização do saneamento básico visa atender 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033. Desde 2019, o Governo do Amazonas tem ampliado investimentos em saneamento, como a maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da região Norte, inaugurada em Manaus em 2021, e programas como o Prosamin+ e o Prosai Maués.
A Cosama também expandiu seus serviços, atendendo 15 municípios e implementando projetos como o Água Boa, que leva água potável a comunidades isoladas.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais:
Wilson Lima desmente rumores de mudança na Cultura
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱