×
RecuperaFone

Em fevereiro, SSP-AM registra queda de 18% em roubo de telefone celular em Manaus 

O número é uma comparação ao mês de fevereiro do ano passado.

Foto: Victor Levy/ SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) anunciou uma redução de 18% no número de roubos de celulares na capital, Manaus, em fevereiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023.

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (20) durante o 33° Ciclo de Gestão para Desempenho (CGD), que reuniu representantes das Forças de Segurança. O resultado foi atribuído, em grande parte, à implantação do Programa RecuperaFone.

RecuperaFone impulsiona redução de crimes

O tenente-coronel Rouget Britto, coordenador do Centro Integrado de Estatística (CIESP) da SSP-AM, destacou a importância do programa. “A chegada do RecuperaFone foi significativa para o trabalho já realizado pela Polícia Civil e Militar. Com uma integração ainda maior, a tendência é que esses números continuem caindo”, afirmou.

Bruno Hitotuzi, diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), reforçou que o programa tem sido fundamental para o declínio nos índices criminais. “Tivemos uma redução de 18% em relação a fevereiro do ano passado, e já havíamos registrado queda em 2023 em comparação com 2022. O RecuperaFone atua em todos os bairros, e, se ainda não estivemos em sua região, certamente realizaremos operações e fiscalizações em breve”, garantiu.

Fiscalização integrada nas ruas

Durante a reunião, foi anunciado que os comandantes das Companhias Interativas Comunitárias (CICOMs) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) receberam acesso ao RecuperaFone para fiscalizar celulares roubados ou furtados durante blitz e outras ações.

“Hoje, demos acesso aos policiais militares para consultarem os dados do RecuperaFone em suas abordagens. Isso significa levar o programa para as ruas e combater de forma definitiva o comércio ilegal de aparelhos roubados”, explicou um delegado presente no evento.

Importância do Boletim de Ocorrência

Rouget Britto também ressaltou a importância de a população registrar Boletins de Ocorrência (BOs) em casos de crimes. “Todo BO é analisado pela equipe de estatísticas e repassado aos delegados e comandantes, que tomam decisões estratégicas com base nesses dados. Notificar uma ocorrência é essencial para que o estado possa proteger a sociedade amazonense de forma mais eficiente”, disse.

A SSP-AM reforça que a participação da população, aliada às ações integradas das forças de segurança, é fundamental para manter a redução nos índices de criminalidade.

Leia mais:

PM recupera celulares roubados em ônibus da linha 223, em Manaus

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *