Um indiano de 32 anos tentou fazer uma cirurgia em si mesmo após sentir fortes dores no estômago. Ele consultou vários médicos que não conseguiram chegar a um diagnóstico da causa do incômodo. Cansado, o indiano assistiu a tutoriais do YouTube e tentou fazer a intervenção cirúrgica sozinho, que resultou em uma incisão de 18 centímetros no estômago.
Identificado como Raja Babu, o homem estava sofrendo com fortes dores abdominais há semanas e, mesmo visitando vários hospitais, os médicos não conseguiram identificar o problema. Ao buscar informações na internet, ele autodiagnosticou uma suposta doença no apêndice e resolveu realizar uma cirurgia em si mesmo para aliviar os sintomas.
De acordo com o jornal The Times of India, Babu se trancou no quarto, na última quarta-feira (19), e injetou a anestesia. Logo depois, fez uma incisão de cerca de 18 centímetros no lado inferior direito do abdômen. A lâmina cirúrgica foi mais fundo do que o pretendido, causando uma dor ainda mais intensa e grande sangramento.
Hospital
Como uma forma de tentar conter o sangue, o indiano tentou costurar o ferimento sozinho, com mais de 11 pontos incorretos, segundo a equipe médica. Ele informou os familiares, que o levaram às pressas para o hospital distrital de Mathura, na Índia. Por causa do estado delicado do paciente, os médicos solicitaram a transferência para uma unidade maior.
Raja Babu ficou em estado crítico no Hospital SN de Agra até quinta-feira (20). Atualmente, o homem está estável, se recuperando e sem dores. A polícia local foi notificada sobre a autocirurgia, mas nenhuma ação legal foi tomada.
Para a imprensa indiana, Rahul, sobrinho de Raja, confirmou o incidente. “Os médicos do hospital nos informaram que Raja Babu havia cortado apenas a camada superior do abdômen, deixando seus órgãos internos ilesos”, afirmou o rapaz. Ele ainda disse que o tio havia passado por uma cirurgia de apêndice há 18 anos e, mesmo assim, ainda se queixava de dor no local.
Existem diversos tutoriais e conteúdos médicos disponíveis na internet, mas grande parte deles não é confiável ou seguro. Realizar intervenções cirúrgicas sem treinamento adequado é perigoso por diversos motivos. Riscos de infecção, administração de sedativos que podem levar a overdose, danos internos e inexistência de uma equipe médica em situações de emergência são alguns dos alertas de especialistas sobre os riscos dos autoprocedimentos.
(*) Com informações do SBT News
Leia mais: Tumulto em estação de trem na Índia deixa ao menos 15 mortos
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱