Um projeto de lei apresentado pelo vereador Diego Afonso (União Brasil) pretende transformar a educação municipal de Manaus por meio da Inteligência Artificial (IA). O PL 127/2025 propõe a implantação de ferramentas de IA para auxiliar professores, otimizar a administração escolar e aprimorar o aprendizado dos alunos.
A proposta visa uma modernização ampla, conforme destacado no Artigo 2º do projeto, que estabelece objetivos como “auxiliar os professores no planejamento e na personalização do ensino, considerando o desempenho e as necessidades individuais dos alunos”, além de oferecer “ferramentas de aprendizado interativo e adaptativo”.
Outro ponto relevante da iniciativa é o incentivo à inovação entre os estudantes. O projeto sugere que os alunos sejam estimulados a desenvolver soluções utilizando IA, incluindo “a criação de aplicativos, startups, chatbots, jogos educativos, assistentes virtuais, sistemas de recomendação, plataformas de acessibilidade, ferramentas de análise de dados e protótipos funcionais de IA”.
Além do impacto pedagógico, a IA também será usada para automatizar tarefas administrativas, reduzindo burocracias e permitindo que gestores escolares tenham mais tempo para atuar diretamente na melhoria do ensino. A capacitação de professores e servidores na utilização das novas tecnologias também faz parte da proposta.
Privacidade e segurança
O projeto traz uma preocupação especial com a segurança digital. Entre os pontos apresentados no texto, estão diretrizes para garantir a “privacidade e a segurança dos dados dos alunos e profissionais da educação”. Além disso, a iniciativa propõe ações para conscientizar estudantes sobre crimes cibernéticos, fake news e cyberbullying.
A Secretaria Municipal de Educação será responsável por regulamentar a implementação do projeto e poderá estabelecer parcerias com universidades, centros de pesquisa e empresas de tecnologia. A adoção da IA será gradual, conforme disponibilidade orçamentária e estudos de viabilidade.
Caso aprovado, o projeto entrará em vigor na data de sua publicação.
Leia mais: Criptomoedas podem ser penhoradas pela Justiça, decide STJ
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱