Manaus (AM) – André Elias Almeida Soares, de 39 anos, aparece em um vídeo que circula nas redes sociais dizendo que planejava jogar uma bomba no estacionamento de uma sinagoga em Manaus. No registro, ele diz ainda que filmaria a ação e justificaria o ato como um “teste para uma comemoração”.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu André na manhã desta quarta-feira (9), após ele invadir o templo religioso e espalhar símbolos nazistas e mensagens de ódio.
As imagens reforçam a gravidade das ameaças feitas pelo suspeito, que planejava o ataque com bomba no estacionamento de uma sinagoga em Manaus. Ele já era alvo de investigação por intolerância religiosa.
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, os agentes apreenderam celulares, computadores e HDs. Todo o material será periciado para identificar outros possíveis crimes e conexões.
Entenda o caso
A prisão de André Elias foi realizada pelo 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com apoio do Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ) e da Delegacia Fluvial (Deflu).
As investigações apontam que, além de invadir a sinagoga e espalhar documentos com apologia ao nazismo, o suspeito também distribuía conteúdos que simulavam atos sexuais envolvendo crianças e ameaçava figuras públicas.
Durante a operação, André foi encontrado em um flutuante no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. Essa não é a primeira vez que ele protagoniza episódios de ameaça pública.
Em abril deste ano, André invadiu o campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) portando um objeto semelhante a uma arma de fogo, assustando estudantes e funcionários.
Leia mais
VÍDEO: Homem é preso após invadir sinagoga e colar mensagens nazistas em Manaus
VÍDEO: Jovem armado causa pânico dentro da Ufam, em Manaus
Acompanhe o Facebook do Portal EM TEMPO.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱