O nadador amazonense Caio Arcos embarca nesta quarta-feira (23) para o Rio de Janeiro, onde representará o Amazonas no Troféu Maria Lenk de Natação 2025, sediado na base náutica do Clube de Regatas do Flamengo.
Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da cessão de passagens aéreas e do programa Bolsa Esporte Estadual, o atleta disputará as provas de 50 metros costas e 200 metros costas na categoria masculina.
“A participação do Caio Arcos no Troféu Maria Lenk reforça o compromisso do Governo do Amazonas com o desenvolvimento do esporte como uma política pública estratégica. Por meio de programas como o Bolsa Esporte Estadual e o apoio logístico com passagens aéreas, temos garantido que nossos atletas possam representar o estado em competições de alto nível”, destacou Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Histórico do atleta em competições nacionais
Caio Arcos participou pela primeira vez do Troféu Maria Lenk em 2023, quando chegou à final dos 200m costas. Na ocasião, ele quebrou um jejum de 20 anos sem representantes do Amazonas nas finais do Troféu Brasil.
O nadador também integrou o ciclo olímpico para Paris 2024 e, agora, foca no início da preparação para Los Angeles 2028, mirando o pódio e a visibilidade nacional para o esporte amazonense.
“Essa é a competição mais importante da natação brasileira, é o campeonato absoluto em que ir nadar contra os melhores do Brasil. Nossa expectativa é alcançar o pódio, principalmente nos 200m costas, e colocar a bandeira do Amazonas em evidência. Me preparei bastante, é o início do ciclo para Los Angeles 2028 e quero começar a ficar entre os grandes nomes do país”, afirmou Caio Arcos.
Troféu Maria Lenk 2025 reúne atletas de quatro países
A competição teve início na segunda-feira (21) e seguirá até sábado (26). O evento conta com a participação de 380 atletas de 44 clubes, incluindo nadadores do Uruguai, Turquia, Colômbia e Bolívia.
O campeonato também serve como seletiva para três grandes eventos internacionais: o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Singapura, o Mundial Júnior da Romênia e os Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção.
“Agradeço ao Governo do Amazonas pelo apoio, isso me proporciona disputar competições grandes e nadar em alto nível. Toda essa ajuda me beneficiará na preparação para o grande objetivo, que é representar o Amazonas nas Olimpíadas 2028. Tenho certeza de que vamos levar a bandeira do nosso estado ao cenário internacional”, concluiu o atleta.
Leia mais:
Atleta amazonense de wrestling mantém chance de vaga olímpica
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱