A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) aprovou nesta terça-feira (22) o Projeto de Lei nº 3.844/2024, que institui o Programa Nacional de Apoio ao Deslocamento de Pessoas com Deficiência para Tratamento Médico. O texto, de autoria do deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), garante suporte a quem precisa viajar em busca de cuidados de saúde.
Durante a sessão, Amom destacou o esforço para manter pautas prioritárias mesmo diante de resistências políticas.
“Já fui alvo de tentativas de barrar projetos com argumentos frágeis. Mas sei o que é verdade e o que é fingimento quando se fala em defender pessoas com deficiência. Meu compromisso é firme. Ao lado dos colegas parlamentares que compartilham dessa luta com garra e dedicação, continuarei garantindo que nossas pautas avancem.”
O parlamentar, que é o primeiro deputado federal autista do Brasil, tem atuado em defesa da inclusão e acessibilidade em diversas frentes do Congresso.
Críticas ao SUS e apelo à união política
Amom também usou a tribuna para denunciar o impacto do desmonte do SUS no Amazonas, especialmente sobre famílias com pessoas neurodivergentes. Com base em experiências pessoais, ele reforçou a urgência de medidas concretas:
“Sei o que é ter amigos e familiares sem acesso ao básico. Sei o que é ver um tio autista falecer sem o suporte necessário. Também sei como é lutar todos os dias para que pessoas com deficiência tenham o que merecem: respeito, direitos e oportunidades.”
“Estamos juntos por um só objetivo”, diz deputado
Encerrando sua fala, o parlamentar amazonense fez um apelo por colaboração suprapartidária, deixando claro que o foco deve ser o bem-estar da população com deficiência:
“Estou à disposição de todos os partidos, da esquerda à direita, desde que o foco seja o bem das pessoas com deficiência. Aqui, somos uma só comissão, com um só objetivo: garantir dignidade a quem mais precisa.”
Leia mais: Deputados do Amazonas utilizam quase R$ 1 milhão do ‘Cotão’
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱