Um incêndio destruiu parte do Hospital Marien, em Hamburgo, no norte da Alemanha, na madrugada deste domingo (1º). Três pacientes, com idades entre 84 e 87 anos, morreram. Outras 50 pessoas ficaram feridas, 16 delas com gravidade. Um paciente permanece em estado crítico.

O fogo começou pouco depois da meia-noite na ala geriátrica, no térreo do hospital, localizado no bairro de Hohenfelde. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas se espalharam rapidamente para o primeiro andar. A fumaça se alastrou por todos os andares do edifício.

Pacientes foram evacuados e levados a outros hospitais

A ala cirúrgica do hospital não foi atingida. Ainda assim, os pacientes do prédio afetado foram evacuados pelas janelas e transferidos para outras unidades da região. Os demais edifícios do complexo hospitalar foram inspecionados quanto à exposição à fumaça.

O Hospital Marien pertence à arquidiocese católica de Hamburgo e é uma das maiores instituições confessionais do norte do país. Com cerca de 600 leitos, a unidade atende aproximadamente 93 mil pessoas por ano.

Equipes de emergência controlam as chamas

Cerca de 160 profissionais dos serviços de emergência foram mobilizados para combater o incêndio e realizar os resgates. O fogo foi controlado ainda nas primeiras horas da manhã de domingo. No entanto, uma das alas do hospital foi completamente destruída.

O arcebispo de Hamburgo, Stefan Hesse, lamentou as mortes.

“Estou profundamente consternado e muito triste. Estou com os falecidos e os feridos em meus pensamentos e orações”, declarou.

Ele também agradeceu aos socorristas pelo trabalho durante a emergência.

Polícia investiga causas do incêndio

A polícia local abriu investigação para apurar as causas do incêndio, em parceria com o corpo de bombeiros. Ainda não há informações oficiais sobre a origem do fogo.