Os vereadores Jander Lobato (PSD) e Coronel Rosses (PL) protagonizaram um embate durante a sessão, realizada nesta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A discussão entre a base aliada do prefeito e a oposição aconteceu quando o vereador Coronel Rosses afirmou que muitos parlamentares estão com “focinheira” e, por isso, não falam o que pensam na CMM.

“Infelizmente, muitos aqui estão com a focinheira na boca e não podem falar. Mas eu posso”, disse Coronel Rosses.

Em seguida, o vereador Jander Lobato, que presidia a sessão, repreendeu o vereador pelo uso do termo “focinheira”. Isso porque, de acordo com o parlamentar, a palavra remete à animais, o que seria um desrespeito com os colegas da Câmara, em sua visão.

Vereador fala em focinheira e é repreendido na CMM

“Eu acho que vossa excelência erra e comete um equívoco quando fala de focinheira. Primeiro que aqui não tem nenhum cachorro. Então, deve ter alguém que se acha mais macho do que o outro, que eu acho improvável que exista”, afirmou Jander Lobato.

Ele destacou, durante o embate, que o Coronel Rosses tem o direito de exercer suas funções parlamentares, como discursar na Casa Legislativa. No entanto, Lobato reafirmou para Rosses “não faltar com o respeito”.

“Então, quando vossa excelência tem o direito de falar, discursar e dar uma parte, o que puder fazer, vossa excelência como vereador do povo, eleito pelo povo, terá sempre a palavra aqui. Mas que vossa excelência não falte com respeito com os colegas quando fala de focinheira, porque aqui não tem nenhum cachorro ou animal. Por mais ignorante que alguém possa ser nessa casa, aqui não tem animal”, salientou Lobato.

Leia mais:

CMM avança na aprovação de reajuste salarial para servidores de Manaus