O papa Leão XIV vai reacender uma tradição secular a partir deste domingo (5), passando férias em Castel Gandolfo, na Itália. Os moradores da cidade esperam que a presença do novo pontífice impulsione o turismo local, depois que o antecessor rejeitou o costume de tirar férias de verão.

Leão, eleito papa em 8 de maio após a morte de Francisco, ficará na pacata cidade montanhosa entre 6 e 20 de julho. Castel Gandolfo tem cerca de 8.900 habitantes e fica às margens do Lago Albano, a uma hora de carro ao sul de Roma.

Comércio e prefeitura comemoram volta dos papas

O prefeito Alberto De Angelis afirmou que a população está animada. “A presença dos papas em Castel Gandolfo sempre significou muita atividade, muito crescimento econômico”, disse ele.

O Vaticano possui um palácio papal na cidade desde 1596, com vastos jardins renascentistas. Francisco, no entanto, optou por não tirar férias e transformou o palácio em museu aberto ao público.

“O papa Leão nos deu um presente maravilhoso”, celebrou Stefano Carosi, dono de uma cafeteria na praça principal. “O papa sempre foi importante aqui… porque atrai as pessoas”, acrescentou.

Celebrações previstas durante a estadia

Embora se espere que Leão XIV passe a maior parte das férias em um prédio do Vaticano, atrás de um muro fechado, moradores e turistas poderão vê-lo em celebrações religiosas previstas para os dias 13 e 20 de julho.

Dezenas de pontífices já passaram os meses de verão em Castel Gandolfo, que costuma ter temperaturas mais amenas do que Roma. Este ano, a capital italiana enfrenta uma onda de calor, com termômetros acima de 37 °C.

Cidade aposta no turismo renovado

A abertura do palácio como museu durante o papado de Francisco já trouxe benefícios para a economia local. “Era mais um turismo bate e volta, porque havia a audiência e depois eles iam embora”, contou Marina Rossi, dona de um estúdio de mosaicos. “Agora há um fluxo constante de turismo durante todo o ano.”

Com o retorno de um papa hospedado na cidade, Rossi acredita que o movimento vai aumentar ainda mais. “É um momento importante”, disse ela. “Não vou esconder minha felicidade.”

Sobre o que o pontífice poderia fazer durante as férias, Maurizio Carosi, irmão de Stefano, brincou: “Se você quiser uma boa taça de vinhos, venha me visitar!”

Leia mais: Desmatamento no Amazonas cai mais de 50% em junho, aponta Ipaam