Um policial militar foi ferido com um disparo no pescoço durante a tarde desta quinta-feira em Paraisópolis, uma das maiores comunidades da zona Sul de São Paulo. Após ser baleado, o agente caiu no chão e teve sua arma roubada por criminosos.
Segundo informações da Polícia Militar, uma equipe do 1º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano realizava um patrulhamento de rotina quando avistou uma motocicleta com suspeitos ligados a roubos na região. Durante a perseguição, o cabo Johannes Santana acabou separado do seu parceiro, ficando sozinho diante dos suspeitos.
Ao adentrarem Paraisópolis, os suspeitos foram abordados, mas reagiram e iniciou-se uma luta corporal com o policial. O agente tentou usar uma arma de choque para conter os criminosos, sem sucesso.
No confronto, um dos suspeitos tentou liberar um comparsa detido pelo policial, enquanto o outro efetuou um disparo contra o pescoço do agente a queima-roupa. Em seguida, os assaltantes fugiram levando a arma do policial.
Mesmo ferido, o cabo conseguiu pedir socorro e se levantou antes da chegada da equipe médica.
Vídeos capturados por testemunhas mostram o momento exato do tiro. Em um dos registros, uma pessoa comenta: “O cara atirou no policial, mano”.
De acordo com a PM, o policial foi resgatado por um helicóptero e levado consciente e em estado estável ao Hospital das Clínicas. A ouvidoria da corporação confirmou que ele está consciente, estável e fora de risco de morte. O médico responsável informou que o agente sofreu a fratura de uma vértebra na coluna, mas os movimentos ainda não foram comprometidos, e que exames complementares serão feitos para avaliar a gravidade total do ferimento.
Ainda no hospital, o policial conseguiu falar com a esposa para tranquilizá-la.
Arrastão com várias vítimas
A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) divulgou nota afirmando que o policial seguia uma motocicleta com dois suspeitos que vinham praticando roubos em Santo Amaro. Durante a abordagem, o policial foi atingido por um disparo no pescoço. Ele foi socorrido pelo helicóptero Águia e permanece sob cuidados médicos no hospital.
A SSP informou que reforçou o policiamento na área para capturar os criminosos e recuperar a arma roubada. O caso foi registrado no 89º Distrito Policial, e as investigações preliminares indicam que os suspeitos participaram de um arrastão que atingiu pelo menos nove pessoas.
VÍDEO
*Com informações do O Globo
Leia mais:
