Entre os dias 13 e 15 de agosto, o município de Atalaia do Norte, distante 1.136 quilômetros de Manaus, será palco de dois importantes encontros regionais que reúnem lideranças políticas, educacionais e comunitárias do Alto Solimões: o 3º Encontro dos Municípios do Alto Solimões (G9) e o 7º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação do Alto Solimões (Fordime/AS).
O evento deste ano contará com a presença do senador Eduardo Braga (MDB), que ouvirá as demandas dos gestores do interior. O parlamentar segue em caravana, participando da inauguração de obras em algumas cidades interioranas.
O emedebista chegou a Tefé nesta quarta-feira, 13, onde participou da inauguração do muro de contenção da orla da cidade. O parlamentar também visitou obras de pavimentação da Estrada do Isidoro, que está com 60% de execução, além de fazer visitas ao ramal da Agrovila e participar da inauguração de uma escola.

Em seguida, Braga segue para Alvarães, onde visita a comunidade de Nogueira e participa, na sede do município, da inauguração de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), um centro do idoso e uma praça de alimentação.
Após os compromissos, Braga segue para o Fordime, que acontece em Atalaia do Norte.
O senador Omar Aziz (PSD) não conseguiu acompanhar a caravana de Braga devido a um mal-estar.
Entre os nomes confirmados no voo está o do deputado federal Saulo Vianna (União Brasil).
Prefeituras
Participam do encontro delegações dos municípios de Amaturá, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, Tonantins e da própria Atalaia do Norte.
Pacto
Com o tema “Pacto Colaborativo pelo Alto Solimões Sustentável: Construindo Políticas Públicas com Participação Interinstitucional e Comunitária”, os eventos têm como objetivo fortalecer a integração entre os nove municípios da mesorregião e fomentar o debate sobre políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
De acordo com o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva (União), anfitrião desta edição, o encontro é uma oportunidade estratégica para promover articulações regionais e soluções conjuntas.
“Serão três dias de troca de experiências e discussões relevantes. Aqui vamos fortalecer o diálogo e construir políticas públicas mais justas e eficazes para nossa região”, afirmou o gestor.
Programação
A programação teve início na quarta-feira (13), com a cerimônia de abertura realizada no ginásio Professor Lucival Brotas. No local, também foi montada uma exposição de estandes com apresentações dos nove municípios participantes.
Nos dias seguintes, os participantes se dividem em grupos de trabalho para discutir sete eixos temáticos: Educação; Saúde; Esporte, Cultura e Turismo; Segurança Pública; Meio Ambiente e Saneamento Básico; e Setor Primário. As atividades ocorrem na Escola Municipal Colônia do Boia e na Igreja Assembleia de Deus Tradicional.
Os debates contam com a mediação de especialistas e representantes de instituições como a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), além de organizações como o UNICEF e secretarias municipais.
Na quinta-feira (14), os grupos elaboram propostas que irão compor a Carta do Alto Solimões e a Carta de Atalaia do Norte, documentos que formalizam os compromissos e demandas da região.
O encerramento está previsto para sexta-feira (15), com uma conferência sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), seguida da leitura e aprovação das cartas e da escolha do próximo município-sede da reunião ordinária do G9 e do Fordime, marcada para 2026.
Leia mais:
